Dia das crianças: mí­dia tem grande influência sob o desejo dos pequenos

11 de outubro de 2016


FOTO: Princesas da disney: brinquedo querido e influenciado pela mí­dia  

Com o dia das crianças se aproximando os pequenos já planejam o que desejam ganhar… e é sempre o que está em alta na mí­dia

 

Por Maiara Raupp
_______________

 

Na próxima quarta-feira, dia 12 de outubro, comemora-se o dia das crianças e com ele vem í  expectativa das crianças com relação ao que ganharão de presente e do comércio com o aumento das vendas com a data. O desejo das crianças, de acordo com pais e estabelecimentos comerciais, está diretamente relacionado ao que a mí­dia apresenta. A participação da mí­dia televisiva na vida das crianças e adolescentes é enorme. Ela forma opiniíµes, cria conceitos, direciona o consumo e influencia o comportamento.  Meus filhos, por exemplo, pedem o que a televisão mostra. í‰ claro que variam conforme a faixa etária. O Davi, de 3 anos, quer dinossauros. Onde ele teria visto dinossauros se não fosse na TV? A Lara, de 5 anos, quer bonecas ˜reais™. E a Duda de 11 anos quer aparelhos eletrí´nicos. Mas uma coisa eles tem em comum: desejam entretenimento, afirmou a bacária e mãe Emile Bittencourt.
Nos estabelecimentos comerciais torrenses a procura por brinquedos tem se sobressaí­do, e conforme a proprietária da loja Variettá, a busca é por produtos que estão em alta, na mí­dia. A verdade é que a mí­dia vende pela gente. Para bebês os pais conseguem escolher os produtos, mas para crianças um pouco maiores, que já opinam, o desejo deles é o que conta. E eles querem o que a TV mostra, afirmou a comerciante.  Já na loja Guti Guti Criança, que comercializa tanto brinquedos como vestuário para crianças, há um equí­libro nas vendas durante o ano nas duas seçíµes. No entanto, de acordo com um dos funcionários, nessa data o estabelecimento vende expressivamente mais brinquedos.
A expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Torres é que as vendas não sejam tão boas na data. Vivemos um perí­odo complicado, onde o comércio busca uma retomada de vendas após um longo perí­odo de recessão e queda nas receitas. O Dia das Crianças, por exemplo, se aproxima gerando expectativa nos empresários do segmento. No entanto, as dificuldades bancárias (greve dos bancários) enfrentadas pelos consumidores podem ser prejudiciais para as vendas neste momento. Haja vista que as pessoas estão impossibilitadas de pagar contas em atraso, cartão de crédito e efetuar alguns saques. Esse conjunto de fatores mais o perí­odo de recessão que vivenciamos pode acabar impactando negativamente nas vendas para o  Dia das Crianças, destacou o president do CDL Torres, Juares Matos.


Tendência em brinquedos

A grande novidade para este ano é a tendência  Design to play, a ideia é que os brinquedos podem ser construí­dos ou ter seu design finalizado pela própria criança, são apresentados brinquedos que envolvem arte, arquitetura, culinária e moda, estimulando a criatividade em um mundo repleto de diversão. Já o tema Train your brain, testam e estimulam a capacidade do cérebro e o desenvolvimento intelectual, com brinquedos que desafiam a criança a testar sua memória. Outra tendência marcante para 2016 é o tema  Everyday Hero, que retrata o cotidiano dos adultos em brincadeiras super divertidas, como o ‘Banco Imobiliário’ e o ‘Jogo da Vida’, esses jogos ensinam as crianças a manusearem corretamente o dinheiro e enfrentarem os riscos de algumas tomadas de decisão.
Para os pais, pode ser difí­cil escolher o melhor presente com tantas opçíµes disponí­veis no mercado, por isso, segue algumas dicas: Primeiramente é importante sondar a criança antes para saber o que ela deseja ganhar e pesquisar algumas opçíµes parecidas, caso você não encontre o item exato. Já para o caso de ser você a escolher o presente, avalie a necessidade da criança naquele momento – pode ser um  brinquedo educativo  para ajudá-lo a desenvolver a coordenação motora e o raciocí­nio lógico ou, quem sabe, um brinquedo que o estimule a  praticar atividades ao ar livre  como, por exemplo, bicicleta ou patins.
Um ponto importante na hora de escolher o presente ideal é conhecer muito bem as preferências da criança e utilizar essas informaçíµes no momento da aquisição, sempre respeitando a classificação etária de cada brinquedo.

 

 

Dicas importantes

 

– Se puder, programe-se com antecedência para não se apertar muito na hora de comprar o presente;  

 

– Ao escolher os brinquedos e equipamentos de segurança, opte por marcas confiáveis que sejam reconhecidas e testadas pelo Inmetro;

 

– Respeite a classificação etária dos brinquedos e, no caso das crianças menores, tome cuidado com as peças muito pequenas, pois elas podem causar acidentes graves;

 

– Se não puder comprar o ˜brinquedo dos sonhos™, pense em algo que possa proporcionar boas lembranças í  criança como, por exemplo, um piquenique no parque ou um passeio pela cidade para aproveitar os eventos gratuitos.

 

– E lembre-se de que independentemente do tipo de presente ou do valor gasto para fazer desse dia uma ocasião especial, a participação da famí­lia na vida dos pequenos é infinitamente mais importante, pois são momentos de carinho, harmonia, brincadeiras e descontração que construirão as lembranças que ela levará pela vida inteira.

 

 

 


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados