EXPECTATIVAS PARA O VERANEIO: Conversa com o secretário de Turismo de Torres

23 de outubro de 2016

O jornal A FOLHA conversou com Denver Reginato (foto) na última semana

 

 

Por Guile Rocha
____________
 

Vocação socioeconí´mica de Torres há mais de um século, o turismo necessita, antes de cada temporada de veraneio, de pessoas pensando em seu planejamento para a época em que a cidade fica mais cheia. E por isso o jornal A FOLHA conversou, no último dia 14 de outubro (sexta-feira) com o secretário municipal de Turismo, Denver Reginato. Com um histórico de participação na área musical da cidade, o advogado de 34 anos vem há alguns meses atuando a frente da Secretaria, em substituição a Vivian Rocha (que antes ocupava o posto).
O planejamento estratégico e as expectativas para o veraneio na cidade foram a pauta de nosso encontro. Denver conta que as previsíµes são de mais um verão com Torres cheia de turistas, sendo que pesquisas já apontam para a presença de um número ainda maior de argentinos e uruguaios visitando nossas praias. Em 2015 foram 965 mil pessoas ingressando nas fronteiras gaúchas (vindos de Uruguai e Argentina). Considerando que há pesquisas apontando que, apenas entre janeiro e julho deste ano, já tí­nhamos o ingresso de 907 mil visitantes ‘hermanos’. Os números demonstram que eles estão vindo mais para o RS. E como Torres é um dos destinos preferidos destes turistas, tem-se a expectativa de que um grande número de argentinos e uruguaios venha para nossas praias.
Quanto a detalhes burocráticos, visando licenciamentos para utilização da faixa de praia no verão (para eventos esportivos e de lazer), Denver ressalta que foram feitos encaminhamentos de projetos e memoriais descritivos junto a Fepam (Fundação Estadual de Proteção ao Meio Ambiente) e SPU (Superintendência do Patrimí´nio da União). São providências importantes a serem tomadas, e conseguimos aprovação sem ressalvas, enquanto outros municí­pios do Litoral vêm apresentando problemas, destaca o secretário, reforçando que as guaritas de salva-vidas devem ser instaladas na orla a partir do final de novembro, de acordo com as disposiçíµes da Operação Golfinho (que visa í  segurança no perí­odo de veraneio). A revitalização das casinhas de salva-vidas está sendo realizada em parceria com a VCA Maggi Construtora e incorporadora, firmada através de termo licitatório. Em contrapartida, a empresa terá direito de utilização publicitária das guaritas.
Já em relação í  regularização dos vendedores ambulantes, esta será articulada pela Secretaria de Indústria e Comércio em conjunto com a Diretoria de Fiscalização. Teremos um número restrito de alvarás expedidos (aos ambulantes), para que a atividade não impacte significativamente no comércio local, buscando também controlar a venda de produtos sem procedência.

 

Revitalização do histórico Bar Abrigo e a parceria com os hoteleiros

Quando questionamos sobre a revitalização do histórico Bar Abrigo – construção erguida nos anos 40 junto as formaçíµes rochosas no fim da Praia Grande – o atual secretário de Turismo recorda que foi estabelecida uma parceria, entre a prefeitura e a SAPT, para tornar o espaço um local para informação e serviços ao turistas, uma espécie de unidade a beira mar. A reforma está sendo feita a custo da SAPT, que planeja entregar até o final do verão. (A reforma) é algo para dar segurança para aquele espaço (que estava abandonado) e permitir que possa entrar em atividade com fins públicos.
Denver salienta que a Secretaria Municipal de Turismo – em parceria com a Associação dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Torres (AHBRS) e Sindicato de Hotéis do Litoral Norte – tem se reunido com o objetivo de pensar na polí­tica turí­stica do municí­pio de forma integrada. Açíµes como a criação do programa Hospedagem Legal, pela regularização dos meios de hospedagem em Torres, estão entre nossos principais esforços. Além disso, buscamos definir estratégias para captação de eventos para o litoral Norte – junto í  Associação Brasileira de Empresas de Eventos.
 

Governo de transição participando das açíµes para o réveillon e veraneio

Denver Reginato indica que o novo governo, recentemente eleito em Torres – tendo Carlos Souza como prefeito e Carlos Amoretti como vice – já conta com uma equipe de transição que, com certeza terá participação nas açíµes estratégicas do turismo para o verão. O secretário municipal de turismo informa que a festa de Réveillon de 2017 não vai ser terceirizada, diferentemente do que ocorreu ano passado. Teremos no ano novo show pirotécnico, estruturas, atraçíµes musicais, seguranças e banheiros quí­micos que vão ser custeadas pela administração municipal, mas seguindo o princí­pio da economicidade. A questão das atraçíµes ainda está sendo estudada e os artistas ainda não foram definidos. Estamos negociando, buscando uma boa atração por um preço justo.
O secretário afirma que, diante da crise polí­tico-econí´mica nas três esferas do poder executivo, o turismo deverá ser trabalhado de forma muito planejada nos próximos anos, com diretrizes claras a esta realidade. Denver pensa que o turismo deve trabalhar integrado a rede gastroní´mica, hoteleira, construção civil e demais forças de nossa economia. A busca por parcerias público-privadas é uma constante, e o fortalecimento do Conselho Municipal de Turismo de Torres é uma ferramenta chave para o sucesso da promoção e desenvolvimento do turismo, conclui Denver Reginato.

 

 

 

 

 

 

 

 


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados