A prevenção de deficiências está em evidência no Passo de Torres

APAE de Passo de Torres está realizando diversas ações com o objetivo de disseminar conhecimentos e medidas para evitar deficiências, sendo que no próximo mês ocorre o Laranja

FOTO: Projeto está também sendo apresentado nas escolas
23 de julho de 2018

A APAE de Passo de Torres está realizando diversas ações com o objetivo de disseminar conhecimentos e medidas para evitar deficiências. As atividades integram o Projeto Prevenir, programa de prevenção de deficiências instituído e estimulado pela Federação das APAES de Santa Catarina. Algumas ações são para públicos específicos e outras são direcionadas para toda a comunidade.

Dentro da ação chamada ‘Educar para Prevenir’ diversas parcerias foram realizadas. Uma delas é com a Secretaria da Saúde de Passo de Torres.  Através dessa parceria, a equipe da APAE realiza conversas com as gestantes sobre a importância da prevenção de deficiências e cuidados após o nascimento e também promove a capacitação das agentes comunitárias sobre esse tema.

Além disso, uma parede externa do Posto de Saúde virou um grande painel informativo. A pintura chama a atenção e lembra que 70% das deficiências podem ser evitadas. Também alerta para os exames preventivos que os bebês devem ser submetidos logo após o nascimento, nem todos obrigatórios, mas muito importantes. São eles: teste da tipagem sanguínea, pezinho, orelinha, olhinho, coraçãozinho, linguinha e quadril.

Placas informativas também serão colocadas na Praça dos Pescadores, na rótula da ponte de concreto, na Câmara de Vereadores e na frente da APAE.  Já o carro da Apae e o ônibus escolar receberão adesivo perfurado com mensagens alusivas à prevenção. A APAE de Passo de Torres também elaborou um folheto informativo com orientações e dicas de cuidados, medidas e hábitos saudáveis para evitar a ocorrência de deficiências. Os folhetos estão sendo distribuídos para as pessoas da comunidade nas diversas ações do Projeto Prevenir.

 

Prevenção nas escolas

 

O Projeto Prevenir também está sendo apresentado nas escolas. Nos encontros com os alunos, a equipe da APAE alerta sobre os riscos da gravidez na adolescência e o consumo de álcool e outras drogas, fatos associados a possíveis ocorrências de deficiências e alterações no desenvolvimento do bebê. E também está divulgando o Concurso de Redação, Paródia e Poesia promovido em parceria com a Prefeitura Municipal.

Concurso faz parte do Projeto Prevenir e os alunos desenvolverão trabalhos abordando a temática da prevenção da gravidez na adolescência e a prevenção ao uso de drogas. Podem participar os alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e todos do Ensino Médio. A entrega dos trabalhos será até o dia 20 de agosto de 2018 e os escolhidos pelos jurados apresentarão suas obras no dia 31 de agosto na Concha Acústica da Praça dos Pescadores, a partir das 14h.

 

Agosto Laranja no Passo de Torres

 

Todos os anos, de 21 a 28 de agosto acontece a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, instituída pela Federação Nacional das Apaes.  Assim, o mês de agosto foi fixado pelo movimento apaeano como o mês da prevenção de deficiências. E a cor laranja foi a escolhida para ser um dos símbolos da campanha. Dessa forma, o mês passou a ser denominado de Agosto Laranja.

E, a pedido da APAE, está tramitando na Câmara de Vereadores um projeto para a aprovação de uma lei municipal para instituir o Agosto Laranja em Passo de Torres. Com isso, agosto será oficialmente dedicado, no Município, o mês para alertar e conscientizar sobre a prevenção de deficiências.

 

FONTE: Apae Passo de Torres


Publicado em: Social






Veja Também





Links Patrocinados