Após a comédia da semana passada (com a produção gaúcha “Até que a Sbórnia Nos Separe”), um drama autobiográfico de animação na próxima sessão do Cineclube Torres. A programação de filmes de animação segue com “Persépolis” de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud – que será exibido na segunda-feira (14), às 20h, na Sala Audiovisual Gilda e Leonardo (localizada na UP Idiomas – Rua Cincinato Borges 420, Torres).
A sessão, com entrada franca, integra a programação continuada realizada sempre nas segundas feiras, pelo Cineclube Torres, associação sem fins lucrativos com 13 anos de história. Em atividade desde 2011, o Cineclube Torres é Ponto de Cultura certificado pela Lei Cultura Viva federal e estadual, Ponto de Memória pelo IBRAM, Sala de Espetáculos e Equipamento de Animação Turística certificada pelo Ministério do Turismo (Cadastur) – contando para isso com a parceria e o patrocínio da Up Idiomas Torres.
Sobre o filme
“Persépolis” é um filme, baseado na graphic novel autobiográfica homônima em quatro capítulos da Marjane Satrapi, escrito e dirigido pela Satrapi e por Vincent Paronnaud. No filme, uma jovem iraniana vivencia a queda do Xá e de seu regime brutal, no entanto, ela acaba se revoltando contra as imposições fundamentalistas do novo regime teocrático, especialmente contra as mulheres.
A animação segue uma técnica expressionista, investindo num preto-e-branco predominante e cenas coloridas em tons foscos.
Premiado na França (dois Cesar, melhor filme de estreia e melhor roteiro, e prêmio do júri no Festival de Cannes) “Persépolis é uma obra historicamente abrangente e psicologicamente complexa, o que não a impede também de ser simultaneamente engraçada e profundamente tocante.” (Pablo Villaça, Cinema em Cinema)
“Persepolis” | de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud| França | 2007 | 1h 35min
Serviço:
O que:
Exibição do filme “Persepolis”, integrado no ciclo de animações nacionais e internacionais.
Onde:
Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, na escola Up Idiomas, Rua Cincinato Borges 420, Torres
Quando:
Segunda-feira, dia 14/10, às 20h.
Ingressos:
Entrada Franca, até lotação do local (aprox. 22 pessoas).