Arroio do Sal entre os melhores do Brasil no ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal

Município conquistou selo Nota A de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal, ficando em 20° lugar no Brasil (e 1° no Litoral Norte do RS) no ranking Siconfi

17 de agosto de 2023

Arroio do Sal está entre as 20 cidades brasileiras melhor posicionadas na quarta edição do Ranking da qualidade da informação contábil e fiscal. É o que aponta o levantamento divulgado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN), realizado por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).  O levantamento da Siconfi analisa a gestão contábil e fiscal dos municípios.

Com base nas informações, o Tesouro Nacional consegue avaliar os gastos e a eficiência da máquina pública, influenciando, até mesmo, na economia do País. Para essas informações contribuírem para o balanço Nacional, elas precisam ser de qualidade e, criar o Ranking da qualidade da informação contábil e fiscal, possibilitou uma maior motivação aos Municípios e Estados e influenciou na prestação de informações com ainda mais qualidade.

Isso quer dizer que Arroio do Sal está entre as cidades que mais cresceu no que diz respeito à representação dos municípios com a melhor qualidade contábil e fiscal do Brasil, passando da colocação 4.213ª, em 2022, para a 20ª em 2023 – ficando ainda em 11º no Rio Grande do Sul e 1º colocado no Litoral Norte Gaúcho.

 

Salto para o topo do ranking

Esse salto no Ranking Siconfi se deve há muitos fatores, segundo o secretário Municipal da Fazenda, Felipe Valim. “Esse crescimento vem de forma gradativa, desde 2017, com a estruturação do setor quando a Gestão do prefeito Bolão assumiu”, reflete e continua: “vem desde melhorar a parte estrutural até a qualificação da equipe.”

O contador Sérgio Augusto Bonfanti Junior, do Departamento de Contabilidade da Secretaria da Fazenda, reforça que o Selo é o resultado do esforço do trabalho em equipe, apoiado pelo prefeito de Arroio do Sal, Affonso Flávio Angst (Bolão) e de todas as Secretarias Municipais, a qualificação profissional e, principalmente, ao sistema que hoje é muito eficiente. “Antes, tínhamos algumas ferramentas que, por mais que tivéssemos vontade, não conseguíamos entregar”, avalia.

A modernização nos sistemas utilizados pela Administração facilita no processo de transparência e eficiência dos serviços prestados. “Em 2022 realizamos a troca de sistema para o E Gov que é um sistema mais moderno, é também mais conciso e mais eficiente na geração de relatórios”, destaca Sérgio e observa que ele vem a completar a modernidade no processo digital com 1 Doc.

O secretário Felipe agradece a confiança do Prefeito por apostar e investir nas ferramentas que hoje já mostram resultados eficientes. “Gostaria de agradecer o prefeito porque ele permite a todos os setores da Administração Municipal uma constante qualificação e a contabilidade é um dos que mais busca cursos, justamente para se manter atualizado e qualificado”, destaca e comemora: “tanto é que chegamos a esse Selo antes mesmo do que esperávamos.” Sérgio ainda salienta que “bastaria um não para que não estivéssemos comemorando esse selo hoje!”

Para o prefeito Bolão, que acreditou nas soluções apresentadas a pouco mais de um ano, o orgulho e a alegria definem o momento. “Esse selo mostra que a gente tem uma boa gestão financeira do Município e na informação dessa gestão financeira”, destaca e acrescenta: “com essas informações, a Secretaria da Fazenda, juntamente com a equipe da contabilidade, conseguem me auxiliar na tomada de decisões, analisar riscos e perceber os melhores caminhos possíveis.”

 

Sobre o Ranking Siconfi

O Ranking da qualidade da informação contábil e fiscal no Siconfi (Ranking Siconfi) – é uma publicação da Secretaria do Tesouro Nacional (STN). O objetivo é avaliar a qualidade da informação e a consistência dos relatórios e demonstrativos contábeis e fiscais que o Tesouro Nacional recebe, por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais (Siconfi) do Setor Público Brasileiro, de todos os entes federativos, ou seja, da União, dos estados e dos municípios brasileiros.

A finalidade dessa publicação é fomentar a melhoria da qualidade e da consistência dos dados fiscais e contábeis enviados pelos entes e que são utilizados tanto pelo Tesouro Nacional quanto pelos diversos usuários dessa informação.

 

Depoimentos

 

Prefeito Flávio: Registro aqui um agradecimento especial para a equipe que se dedicou e contribuiu para que Arroio do Sal recebe-se a Nota Máxima: secretário da Fazenda, Felipe Valim; Sérgio Augusto Bonfanti Junior; Jéssica Rodrigues de Medeiros; Luci Dall Alba; Larissa Schramm; e Gustavo Fröhlich de Oliveira. E, também, gostaria de agradecer a todos os servidores e secretários que se dedicaram para que a Contabilidade conseguisse prestar informações com qualidade Nota A.

 

Felipe Valim: Eu estou muito feliz pois esse Selo representa que as contas do Município e o Patrimônio do Município estão muito bem geridas. Representa aquilo que o público precisa que é a transparência. Se nós ganhamos a Nota A, quer dizer o quê? Que a transparência do nosso balanço é um dos melhores do nosso País. Isso é uma conquista muito grande para nós da Contabilidade e da Fazenda.

 

Sérgio Augusto Bonfanti Junior: Essa é uma conquista muito grande pois, em um ano, saímos da nota D para a Nota A. É um sinal de que o caminho está certo e se antes eu pensava, hoje eu tenho certeza. Afinal, estamos aqui para servir o público, então, tem uma nobreza no nosso trabalho, pois fazendo a boa administração do dinheiro e patrimônio público, nós estamos ajudando as outras Secretarias a ajudar diretamente nossa população por meio de serviços, como a saúde e a educação. A gente cuida das contas para podermos cuidar das pessoas!


Publicado em: Economia






Veja Também





Links Patrocinados