Participou da Tribuna Popular na última sessão da Câmara Municipal de Vereadores de Torres, realizada na segunda feira, dia 29 de abril, a presidente da Acisatt (Associação do Comércio, Indústria, Serviços, Agronegócio e Turismo de Torres) – Zenia Bauer Lumertz. Ela foi a Casa Legislativa apresentar formalmente a associação, criada no ano de 2018. Mas foi principalmente para fazer um pedido de apoio institucional da Câmara de Vereadores para que a entidade consiga mais recursos (humanos e financeiros) para realizar campanha de Natal no final do ano em Torres.
Tentativas anteriores servem como marco do projeto
A presidente da Acisatt lembrou que a mesma associação realizou neste ano uma campanha na Páscoa onde, além de enfeitar a cidade com decoração de Natal nas ruas, coordenou também uma promoção de premiação aos consumidores que foram às lojas comprar durante as semanas que antecederam a comemoração da Páscoa, sem nenhum apoio público.
Zenia também explicou que a estrutura para a produção de materiais para os enfeites já existe há anos. Conta com parceria na comunidade que inclui lojistas, apenadas do sistema prisional local (Presídio Feminino), dentre outros – estrutura esta que foi formatada para a realização do Natal dos Sonhos, editado com parcerias já há alguns anos na cidade. A ideia da nova associação é, com a antecedência necessária (por isto falar do assunto Natal no mês de abril), criar um ambiente para que as parcerias sejam maiores e que o Natal dos Sonhos deste ano de 2019 seja maior e que tenha impactos turísticos, inclusive.
“Solicitamos apoio da Câmara Municipal e da Prefeitura de Torres para realizar o Natal dos Sonhos. Precisamos de recursos. São 45 dias de exposição da cidade no ambiente da campanha”, afirmou a presidente da Acisatt, Zenia Lumertz. A empresária lembrou que a comunidade toda deveria ser incluída, chamando para a parceria outras associações empresariais, inclusive. E explicou que há necessidade, também, de envolver campanhas de conscientização da população, para que se cuide e guarde a decoração colocada nas ruas. “Não podemos ficar distantes dos moradores da cidade a ponto de veículos atropelarem enfeites que caem com o vento ao invés de guardá-los, de recolocá-los”, exemplificou Zenia.
A Acisatt foi criada para tentar, dentre outras atividades cooperativas entre empresários de Torres, promover o ambiente urbano com decoração e motivação da população, conforme o calendário cultural e comercial brasileiro – como Natal, Páscoa, Dia das Mães dentre outros. E a parceria buscada pela participação da entidade na tribuna da Câmara é a forma para a viabilização do projeto de forma completa, sugerindo sustentabilidade financeira e institucional que motive a todos da mesma forma.