O Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul, em uma iniciativa estratégica para o desenvolvimento do turismo, do artesanato e da economia criativa, realizou, no dia 30 de julho, um importante evento em Praia Grande (SC). O encontro, que aconteceu na AFCEPRAG, celebrou a certificação da primeira turma de artesãos do Programa Artesanato da Georrota Cânions do Sul – a rota turística do Geoparque – e lançou oficialmente a próxima fase do projeto, abrindo novas oportunidades para os talentos da região.
A iniciativa, promovida pelo Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul em parceria com o Sebrae, reuniu artesãos, autoridades e a comunidade. O dia foi marcado pela entrega de certificados à primeira turma, reconhecendo o empenho e a qualificação dos participantes. Além disso, o evento contou com uma exposição das coleções já produzidas pelos artesãos, apresentação do programa para os novos interessados e uma palestra inspiradora sobre “Artesanato e Identidade Cultural” com as consultoras do Sebrae Bárbara Wagner e Michele Laforga.
O prefeito de Torres e presidente do Consórcio Intermunicipal Caminhos dos Cânions do Sul, Delci Dimer, destacou a importância do projeto: “O artesanato é uma das nossas riquezas, e esse programa não só qualifica nossos profissionais, mas também fortalece o turismo e a economia criativa da região”.
O catálogo que apresenta as coleções produzidas pela primeira turma está disponível no site www.canionsdosul.org/georrota
Oportunidade para novos artesãos
Com o lançamento da Turma 2-2025, os artesãos dos sete municípios que compõem o Geoparque têm uma nova chance de participar do programa e de fazer parte do novo catálogo de artesanato do território. As inscrições estão abertas até o dia 3 de agosto de 2025 e podem ser feitas pelo link: https://forms.gle/aFv2huqNzK9wVjrj6
O processo seletivo oferece 15 vagas e é aberto a todos os artesãos locais, independentemente de cadastro prévio no Grupo de Trabalho (GT) do Artesanato.
Esta ação faz parte do Projeto de Desenvolvimento Turístico do Geoparque, que visa estruturar e promover o turismo de forma sustentável, valorizando os produtos e saberes locais como diferenciais competitivos do destino.