Céu de Torres estará mais colorido com o 34° Campeonato Brasileiro de Balonismo

Promovida pela Confederação Brasileira de Balonismo (CBB) e pela Prefeitura de Torres - evento (que acontece pela primeira vez na cidade) ocorrerá entre os dias 12 a 17 de outubro.

Imagem do Festival do Balonismo de Torres em 2018
8 de outubro de 2021

As mais variadas cores de balões irão tornar o céu de Torres num espetáculo durante o 34° Campeonato Brasileiro de Balonismo – pela primeira vez ocorrendo na cidade . A competição de balões de ar quente – promovida pela Confederação Brasileira de Balonismo (CBB) e pela Prefeitura de Torres – será entre os dias 12 a 17 de outubro de 2021,.

O evento contará com 51 balonistas,  os melhores pilotos do Brasil em busca do mais cobiçado título nacional da categoria. Abaixo, confira a programação competitiva para os seis dias de disputa do campeonato: Simultaneamente, ocorrerá a competição para as mulheres no 1º Campeonato Brasileiro de Balonismo Feminino, apenas pontuando para um ranking diferente.

Será  uma competição com características diferentes do tradicional Festival Internacional de Balonismo – sendo que servirá para pontuação ao campeonato mundial da modalidade, que acontecerá em 2022 na Eslovênia. A CBB informa que todos os dias a reunião de deliberação por parte dos juízes se dará no Parque do Balonismo, antes do sol nascer para definirem quais serão as provas do dia.

Por se tratar de uma competição, cada equipe escolhe o seu ponto de decolagem que pode ser em diversos pontos da cidade. Muitos alvos serão retirados da zona central de Torres. Um dos pontos das provas será no campo de futebol da Sociedade Esportiva São João, na Vila São João –  pois no Parque do Balonismo a localização não é propícia para realização de tarefas mais técnicas.

 

Ações do Outubro Rosa no evento

Neste ano, pela primeira vez na história uma etapa do Campeonato Brasileiro de Balonismo terá a modalidade feminina, a edição deste ano terá um diferencial com a participação de 5 balonistas femininas. Estas competirão pelo título nacional do 1º Campeonato Brasileiro de Balonismo Feminino. Além disso, as competidoras estão envolvidas, no sábado dia 16 de outubro, às 14 horas, em realizar ações alusivas ao Outubro Rosa.

Entre as atrações do Outubro Rosa, está prevista uma decolagem especial com show de cores levadas pelos balões, além disso serão realizados sorteios de voos para elas e a arrecadação de lenços para mulheres em tratamento de câncer, também será arrecadado tampinhas plásticas – do Programa Tampinha Legal, que será doada ao Rotary Club de Torres que reverterá em compras de mamografias para serem doadas a entidades que são envolvidas na causa feminina no município de Torres.

 

Night Glow

Night Glow de 2017 em Torres (foto de arquivo A FOLHA)

 

Além da competições nas manhãs (a partir do dia 12 de outubro), um dos momentos mais esperado será o Nigth Glow que acontecerá nos dias 15 e 16 de outubro, às 20h, junto ao Parque do Balonismo (Av Castelo Branco). A organização do campeonato ressalta que as condições climáticas são essenciais para a realização do espetáculo e que a programação pode ser alterada.

Pelo menos um balão de formato especial vai estar participando do Campeonato Brasileiro de Balonismo em Torres. O piloto Rodrigo Marques, de São Paulo, vai competir com o balão em forma de avião, assim como fez em Boituva no mês passado.

 

 

CAMPEONATO BRASILEIRO DE BALONISMO: Programação

 

12 de outubro: Início das competições;

– 06h30 voo competitivo, colorindo o céu da cidade.

 

13 de outubro: – 06h30 voo competitivo.

 

14 de outubro: – 06h30 voo competitivo.

 

15 de outubro: – 06h30 voo competitivo;

-20h night glow com 10 balões.

 

16 de outubro: – 06h30 voo competitivo;

-16h decolagem coletiva do Parque do Balonismo;

-19h nigth glow com balões de número ímpar;

-20h night glow com balões de números pares.

 

17 de outubro:- 06h competição da grande final;

-16h decolagem coletiva do Parque do Balonismo.

 

Conheça os pilotos que irão participar da competição

 

Marcos Paulo;Filipe Tostes; Fabio Pascoalino; Markus Kalousdian; Warley Macedo; Lais Pinho; João Vitor Justo; Luis Silvestre; Giovani Pompermaier; Murilo Hoffmann; Fabio Passos; Amarildo Tozzi; Renato Alemão; Caio Avelino; Ronaldo Morales; Rodrigo Marques; Feodor Nenov; Felipe Pires; Rubens Kalousdian; Reni Pinho; Mauro Chemin; Homero Antunes; Cristiano Almudim; Gilson Avelino; Adrian Scheffer; Alisson Monteiro; Damiana Becker; Eduardo Valduga; Fernando Oliveira; Fernando Silva; Flavia Souza; Giulia da Luz; Graco Magnus; Jaime Magnus; Jairo Pereira; Jaqueline Lima; João Paulo Rocho; Leandro Chemin; Lucas Chemin; Luciano Gross; Lupercio Lima; Marcel Gonçalves; Marcelo Rosa; Murilo Gonçalves; Paulo Cesar Farias; Ricardo Lima; Rogerio Daitx; Sacha Haim; Sergio Jung; Johnny Alvarez; Ricardo Almeida.

Balonismo em Torres (Imagem: Prefeitura de Torres)

Publicado em: Esportes






Veja Também





Links Patrocinados