Chuva e ventos fortes devem atingir região de Torres nas próximas horas

Com base no aviso meteorológico 3993 do Centro de Previsão do Tempo e Estudo Climático (CPTEC), que o tempo em Torres e região será instável entre hoje (segunda-feira, 06) e a madrugada da próxima quarta-feira (dia 8). Inmet emitiu um alerta sobre um novo ciclone extratropical que deve atingir regiões do Rio Grande do Sul e Santa Catarina

6 de julho de 2020

A Coordenadoria de Defesa Civil de Torres informa, com base no aviso meteorológico 3993 do Centro de Previsão do Tempo e Estudo Climático (CPTEC), que o tempo em Torres e região será instável entre hoje (segunda-feira, 06) e a madrugada da próxima quarta-feira (dia 8). A recomendação é de que a população deva manter-se em local seguro.

A previsão é de alto acumulado de chuva forte ou moderada nas próximas horas. No relatório consta que as chuvas serão expressivas, com temporais, ocorrências de raios e ventos em forma de rajadas, entre 70 e 80 km/h.

 

Ciclone extratropical

 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta sobre um novo ciclone extratropical que deve atingir regiões do Rio Grande do Sul e Santa Catarina entre segunda e terça-feira (06 e 07). A previsão é que o território gaúcho seja atingido apenas na terça. Região Central está entre as áreas classificadas com o alerta laranja, que indica “perigo”.

Conforme a meteorologista do MetSul Estael Sias, o ciclone desta semana não tem as mesmas características do “ciclone bomba” registrado na semana passada. Entretanto, o alerta ocorre devido à maior vulnerabilidade das regiões que tiveram estragos na última semana.

A previsão é de alto acumulado de chuva forte ou moderada nas próximas horas. No relatório consta que as chuvas serão expressivas, com temporais, ocorrências de raios e ventos em forma de rajadas, entre 70 e 80 km/h.

O Inmet estima acumulados de 50 a 100 milímetros, dependendo da localidade. Os ventos devem variar entre 60 e 100 km/h, e há chance de queda de granizo. O instituto aponta risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

 

 

DICAS DA DEFESA CIVIL DE TORRES

 

ATENÇÃO AOS CUIDADOS FORA DE CASA

  • Fique longe de árvores, postes ou linhas de energia elétrica, pois podem atrair e conduzir raios.
    •Caso não haja cobertura por perto, é aconselhável agachar, colocar a cabeça entre as pernas e abraçar os joelhos e os pés, juntos, em contato com o chão.
    •Caso haja um grupo de pessoas, o ideal é manter uma distância segura de, pelo menos, 50 a 100 m entre cada um.
    •Nunca permaneça na água do mar, lagoas, represas, piscinas, locais altos ou campos abertos ou quadras.
    •Se durante um temporal ocorrer de algum cabo do sistema elétrico se romper (por queda de galhos de árvores ou raios, por exemplo), não toque nem chegue perto do local. Se o fio vier cair sobre um carro, a pessoa não deve tentar sair de dentro e ninguém deve se aproximar do veículo para tentar prestar socorro. Isole a área e acione imediatamente a empresa distribuidora de energia responsável.

CUIDADOS EM CASA

  • Evite a proximidade com tomadas, canos, janelas e portas metálicas. Mantenha-se longe de varais ou trilhos, fogões, geladeiras e torneiras, e não segure objetos pontiagudos ou de metal.
    •Nunca use aparelhos elétricos e eletrodomésticos, incluindo telefones celulares, durante as tempestades elétricas ou em locais com água e umidade, tampouco com as mãos ou os pés molhados. Desligue as tomadas durante as fortes tempestades.
    •Quanto a celulares, evite usá-los se estiverem conectados à tomada, carregando.
    •Não mexa no interior dos televisores e opte por mantê-los desligados durante as tempestades. Equipamentos eletrônicos sensíveis como computadores precisam de proteção especial contra descargas elétricas.

Publicado em: Geral






Veja Também





Links Patrocinados