O Circuito Banco do Brasil de Surfe abre a temporada 2024/2025 da WSL South America nesta semana em Torres, no Rio Grande do Sul. A cidade não recebia um evento do World Surf League (WSL) Qualifying Series (QS) desde 2004, com a Praia dos Molhes retornando agora com a primeira das cinco etapas – tanto no masculino como no feminino. O evento da WSL tem apoio institucional da Prefeitura de Torres.
A etapa de Torres iniciou nesta quinta-feira (14), com ondas pequenas mas constantes na Praia dos Molhes. Na quinta foi vez da categoria masculina ir para água. Foi a oportunidade para surfistas gaúchos terem a chance de participar pela primeira vez de uma competição profissional da World Surf League. Diversos talentos de Torres no esporte também competiram, com vários como Renan Borba, Daison Pereira, e Robson Gobatto avançando nas eliminatórias. Um dos destaques foi a participação do Campeão Mundial de Surf de 2015, Adriano de Souza “Mineirinho”, que venceu sua bateria e também avançou para a próxima etapa. O evento segue até domingo (17) e tem transmissão ao vivo de Torres pelo WorldSurfLeague.com e pelo canal do Youtube da World Surf League (WSL)
Ação ambiental integrada ao evento
Na quinta-feira (14), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (SMAURB) da Prefeitura de Torres organizou uma ação de plantio de espécies nativas do estuário marinho em dunas das praias da cidade. Esta ação também envolveu a Secretaria Municipal de Educação com grupos de estudantes de escolas locais e a ONG Onda Verde.
A SMAURB também promoverá durante o Circuito Banco do Brasil de Surfe, o “Programa de Educação Ambiental Oceanos: A Corrente da Vida”, que foi criado com a finalidade de educar a população sobre o ambiente marinho, sua fauna e flora. São ações em parceria com Gemars e Revis Ilha dos Lobos.
Também no dia 14, aconteceu a ação do “Plantio de Mudas”, em parceria com a Onda Verde na Praça Zeca Scheffer, na Praia dos Molhes. A ação integra o “Programa Pense Limpo com Torres” que visa a reflexão sobre o impacto das ações humanas no meio ambiente, uma vez que a importância da natureza está na preservação, no cuidado com o próximo e na garantia do futuro.
Foi divulgado também pela comunicação da WSL que ocorrerá a limpeza da Praia dos Molhes, com o Projeto Praia Limpa Torres, que desenvolve atividades de educação ambiental desde 2013. Será realizada ainda uma gincana ambiental com sorteio de brindes e a ação contará com a participação de outras entidades, como o “Projeto Social Cortume” e o “Grupos de Escoteiros do Mar Ilha dos Lobos”. Essa atividade está marcada para acontecer na sexta-feira, às 14h00 na Praia dos Molhes.
Atividades com grupo de alunos da APAE prevista
Outra inovação desta etapa de Torres, é o convite especial para um grupo de alunos da APAE participar com seus pais, das ativações promovidas durante o campeonato na Praia dos Molhes. Haverá uma série de oficinas e atividades exclusivas para eles, como aulas de movimento no solo, alongamento, pinturas e até aulas de surfe. Estas ativações acontecerão na manhã da sexta-feira e terminarão com distribuição de lanches aos participantes. A WSL Latin America também promoverá em todas as etapas do Circuito Banco do Brasil de Surfe, palestras educativas do projeto “Novas Ondas”, com sessões de surfe para jovens surfistas locais convidados.
Atrações extras para o público
Nas etapas do Circuito Banco do Brasil de Surfe, também acontecem várias atrações extras para o público aproveitar gratuitamente, como escolinhas de surfe e outros esportes de praia, distribuição de brindes e atividades para todas as idades. O agendamento das Atividades é Gratuito.
Aula de Surfe:
Dia 15 de março, horários 09h, 11h, 15h.
Dia 16 de março, horários 09h, 11h, 15h.
Dia 17 de março, horários 09h, 11h, 12h
Limite de 3 alunos por aula
Aula de Ritmos (dança):
dia 15 de março, horários 10h, 14h, 16h
dia 16 de março, horários 10h, 14h, 16h
dia 17 de março, horários 10h, 12h
Aula de Yoga:
dia 15 de março, horários 08h e 15h
dia 16 de março horários 08h e 13h
dia 17 de março, horários 08h e 13h
Limite de 25 alunos