A CASA AZUL da rua Alfiero Zanardi, em Torres

Conheço essa casa há mais de 50 anos, ou seja, ela tem mais que isso. Ao que me lembrava, ela pertenceu a uma senhora vendedora da Avon (a primeira) chamada e conhecida como Dona Venúncia.... mas com o tempo minha certeza foi virando dúvida

7 de janeiro de 2024

Essa linda Casa Azul de veraneio, talvez dos anos 50 ou 60, localizada na rua Alfiero Zanardi número 461, em Torres, está prestes a virar lembrança (ou nem isso).

Conheço essa casa há mais de 50 anos, ou seja, ela tem mais que isso. Ao que me lembro, ela pertenceu a uma senhora vendedora da Avon (a primeira) chamada e conhecida como Dona Venúncia. Essa senhora era muito simpática, bem arrumada, e usava sempre um chapéu. Lembro bem dela porque ela vendia seus produtos para a minha mãe (e para mais da metade da cidade), e como boa vendedora, ela ia de casa em casa. Entrava, sentava-se e conversava muito com cada cliente. Uma boa senhora que se foi, assim como viveu, discretamente. Não lembro de quando ela morreu, só soube da sua morte muito tempo depois.

Sempre liguei seu nome àquela casa, até que postaram a foto da casa azul no Facebook. Em pouco tempo apareceram vários donos, e a minha certeza da casa da Dona Venúncia foi virando dúvida. Quem sabe ela apenas alugava a casa, ou, talvez, fosse caseira (aqui em Torres muitos moradores fazem isso). A verdade é que surgiram vários nomes de proprietários e históricos que comprovariam (ou dariam veracidade) as narrativas.

A verdade mesmo é relativa! Cada narrador conta a sua verdade e, de acordo com cada um deles, as verdades são essas…

Um dos que falam sobre os proprietários, diz que a proprietária era uma mulher, Dona Amélia (seria a Amélia Venúncia?). Ele relata que a casa ainda pertence àquela família, e que os netos colocaram a casa à venda. Segundo ele, a casa é toda de peroba (madeira considerada nobre e resistente ao tempo) e que já tentaram colocar fogo mais de uma vez e, por sorte, não incendiou.

Outro disse que a casa pertenceu a Família do Dr. Mário Fernandes de Caxias do Sul, e lembrou dos irmãos Fran e Rosa Fernandes.

Até aos fantasmas foi relegada a velha casa. Dizem que por ser antiga e a mobília ser da mesma época, se criou um clima meio macabro dentro da casa. É, à noite pode ser meio assustador, mas quem vai lá à noite?

Bem, resumindo, muitas pessoas dão como proprietário o Dr. Mário Fernandes, e, infelizmente, eu (e outras tantas pessoas) estava equivocado por alguns metros. O delay do tempo e da percepção de criança, empurrou a Dona Venúncia para a casa ao lado da real casa dela. Ou seja, Dona Venúncia morava ao lado da Casa Azul.

Esta Casa Azul está na Lista do Inventário do Patrimônio Histórico edificado da cidade (lista esta, feita pelo COMPHAC). Pena que isto não garanta a sua preservação, pois várias casas na mesma situação já foram demolidas. E pela voracidade da construção civil atualmente na cidade, ela não durará muito mais tempo em pé.

 

Fonte: Facebook, Fotos antigas de Torres.




Veja Também





Links Patrocinados