A importância do Marketing de Relacionamento no processo de fidelização de clientes

O marketing de relacionamento é uma ferramenta relevante para as organizações da atualidade e serve principalmente para criar e proporcionar valor para os clientes" (por Tatiane Streger Steffen - acadêmica de Administração Ulbra Torres)

23 de abril de 2019
Por Tatiane Streger Steffen (acadêmica do Curso de Administração ULBRA Torres)

O marketing de relacionamento surgiu a partir de uma necessidade estabelecida pelo mercado, os consumidores estão cada vez mais exigentes, desta forma, a competitividade entre as organizações se tornou mais acirrada, obrigando as mesmas a abandonar métodos tradicionais na busca de inovações e estratégias baseadas no relacionamento de longo prazo, havendo a necessidade da reformulação da relação empresa/consumidor.

O marketing de relacionamento é uma ferramenta relevante para as organizações da atualidade e serve principalmente para criar e proporcionar valor para os clientes. A relação entre cliente e empresa deve ser duradoura, onde benefícios possam ser compartilhados durante uma vida toda de parceria. Através desse relacionamento e do processo de troca entre as partes envolvidas forma-se um elo de fortalecimento e compromisso.

De modo geral quando fala-se em relacionamento, trata-se de confiança e interação entre pessoas e para as empresas essa relação de fidelidade nos relacionamentos parte também da filosofia de que é melhor e mais barato manter um cliente atual do que ter que conquistar um novo.

Fazer parcerias tanto com clientes quanto com fornecedores é importante para a sobrevivência das empresas nesta era competitiva. É essencial que o cliente esteja sempre satisfeito por meio dos produtos e serviços que são oferecidos a eles com qualidade, dessa maneira a empresa passa a ter uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

A finalidade do marketing de relacionamento é criar, conquistar e manter clientes, estabelecendo com os mesmos relacionamentos de longo prazo que sejam satisfatórios e lucrativos. Esse novo modelo de relação não visa somente atrair clientes, mas sim retê-los na empresa, oferecendo-lhes tratamento diferenciado, estabelecendo relações contínuas onde os clientes se tornem possíveis defensores e divulgadores da marca, como muitos chamam os “advogados” da marca.

Atualmente, o marketing é uma técnica que visa construir um relacionamento sustentável com o cliente, buscando atender suas necessidades e desejos, focando a atenção na satisfação e lealdade dos mesmos. Com base neste principio percebe-se que o processo de fidelização de clientes está ligado diretamente à sobrevivência das organizações, pois clientes fiéis trazem retorno às empresas. Através da satisfação dos consumidores as organizações buscam pela lucratividade de seus negócios por um longo período.

Os clientes devem ser a razão para existência de qualquer negócio, pois é através deles que as empresas conseguem prosperar. Um marketing que produz efeito real conduzirá a empresa a um nível superior de clientes satisfeitos, com maior fidelidade dos mesmos e maior percepção de valor dos produtos ou serviços oferecidos, além de consequentemente aumentar a lucratividade da empresa. Portanto é necessário que as organizações integrem o marketing de relacionamento dentro do planejamento estratégico da empresa para que possam manter contato com seus clientes na busca de atingir as metas desejadas, podendo prever suas necessidades futuras.

Percebe-se que os relacionamentos são essenciais para qualquer empresa independente do porte, pois é um determinante sobre o futuro e isso nos deixa claro da importância do marketing de relacionamento. Entretanto para que o mesmo tenha efeito na empresa é fundamental o envolvimento de todos. Na busca de bons resultados é necessário o comprometimento dos gestores, dirigentes e colaboradores. Além disso, algumas tecnologias de informação como bancos de dados informatizados podem ajudar nesta estratégia gerando o perfil dos clientes com informações sobre suas preferências, estilo de vida, poder aquisitivo, ou alguma outra informação que seja relevante à empresa.

 




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