ABRIL LARANJA – Mês de prevenção contra a crueldade animal

A Campanha Abril Laranja é de iniciativa da ASPCA (Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade a Animais) e é realizada por diversos órgãos públicos e iniciativas privadas. A mesma tem por objetivo prevenir a crueldade contra animais.

14 de abril de 2021

Os animais estão ganhando ainda mais espaço dentro da vida dos brasileiros, e não é por menos, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), mais de 106 milhões de lares brasileiros possuem pelo menos um animal de estimação, deixando o Brasil em quarto lugar no ranking de países com maior população de pets.

Embora esse número seja expressivo, os animais estão sendo cada vez mais vítimas de maus tratos. Muitas vezes eles chegam até as ONGs ou protetores, debilitados, anoréxicos, com ferimentos ou alguma parte dos ossos quebrados, tudo por que apanhou de seus tutores.

Existem várias ações que são classificadas como maus tratos. Maltratar um animal não é apenas em circunstâncias violentas, são os animais infestados de carrapatos, por exemplo, que sem o devido cuidado, que podem inclusive vir a óbito. Ou então, animais que são deixados com frequência sem água, sem alimento e ficam magros demais. Tudo que faz mal ao animal, que causa dor, inclusive psicologicamente, é considerado maus tratos.

Ao adotar um animal, o tutor precisa estar alerta com os cuidados que os mesmos necessitam. O que deve ser levado em consideração, seja cachorro, gato ou animais silvestres, é que eles vão passar um longo tempo dividindo suas vidas com seus tutores. Eles necessitam de alimentação, higiene, atividade física, vacinação, vermifugação e principalmente amor. O tutor deve manter um acompanhamento médico sobre o desenvolvimento de seu pet, realizando consultas e exames rotineiros.

Desta forma, o abril laranja serve como um alerta as pessoas, que maus tratos é crime previsto pela constituição. É muito importante que se tenha essa visibilidade, que as pessoas percebam que o animal sente como qualquer outro ser humano.

Infelizmente vivemos em um país onde muitas pessoas ainda olham para os animais como seres que não pensam e não tem sentimentos, e estes ficam presos em correntes a vida inteira, se alimentam quando alguém da família lembra-se de por água ou comida. Muitas vezes são espancadas porque fazem as necessidades em lugares errados ou então porque latem.

Neste mês, aproveite para dar muito amor e carinho ao seu cachorro e a outros! E continue a dar este amor nos meses seguintes,

Lembre que existem crianças que aprendem com adultos a cometer crueldades com animais porque veem nisso uma brincadeira divertida. Não ensine seus filhos a maltratar os animais.

Todo trabalho das ONG´s e protetores é para gerar o fim dos maus tratos e conscientização dos tutores. E você pode ajudar, cuidando e dando muito amor ao seu amigão.

 

Conheça o trabalho da ATPA.

 

A ATPA (Associação Torrense de Proteção aos Animais) cuida de animais abandonados, encaminha animais para esterilização e alimenta animais em diversos pontos da cidade. Estes animais foram muitas vezes deixados por veranistas ou abandonados por moradores, entre eles muitos idosos e doentes. Nosso telefone de contato é (51) 98111-6834. Você pode nos ajudar de várias maneiras, seja com uma contribuição na conta da ATPA (Associação Torrense de Proteção Animal) Banrisul (041) Agência 0955, conta 06.032079.0-6, com doação de ração ou compra de nossos produtos como copos, calendários ou camisetas, para isso é só combinarmos a entrega.

ADOTE. Os animais que aguardam um lar amoroso em lar temporário da ATPA são lindos, saudáveis e só precisam de uma chance para retribuir com amor por toda a vida. Abra seu coração e venha conhecer nossos lindos e amorosos animais disponíveis para adoção ou ajude-nos a divulga-los. Visite nossas redes sociais, faça contato através de nosso telefone e combine uma visita, que pode ser feita com toda a segurança.

Fazemos parte da NFG: Cadastre o seu CPF na NFG e indique a ATPA como entidade a ser beneficiada. Fazemos parte da “Tampinha Legal”. Junte suas tampinhas e entre em contato conosco.

Adquira nosso calendário e ajude a ATPA a realizar esterilização a atendimentos veterinários aos animais que se encontram em estado de abandono em nossa cidade. Com apenas R$10,00 você ajuda a ATPA a ajudar nossos animais.

Acesse a Página da ATPA no facebook ou no Instagram.

 




Veja Também





Links Patrocinados