COLECIONE ABRAÇOS

"Essa leitura é uma pequena reflexão, tanto para nós seres humanos, quanto para o meio corporativo. Eu acredito muito do que o ser humano é capaz de fazer, principalmente, quando a palavra é abraço. Você líder ou chefe, não tape os ouvidos para novas ideias, acabará não enxergando grandes oportunidades, essas vindas da equipe maravilhosa que você tem ou terá" (por professora Adriana Peccin).

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5 de fevereiro de 2020
Por Adriana Peccin (Consultora empresarial, Coordenadora e professora do Curso de Administração - ULBRA Torres)

Essa leitura é uma pequena reflexão, tanto para nós seres humanos, quanto para o meio corporativo. Eu acredito muito do que o ser humano é capaz de fazer, principalmente, quando a palavra é abraço. Você líder ou chefe, não tape os ouvidos para novas ideias, acabará não enxergando grandes oportunidades, essas vindas da equipe maravilhosa que você tem ou terá. Não existe nada mais precioso do que a relação de confiança que uma empresa tem com o seu time. Muitas vezes eu me questiono, é possível reinventar uma commodity?  sobretudo, quando acreditamos na sabedoria convencional dos negócios? aqui, não estou falando em reinventar novos produtos, mas envolver o teu capital humano nessa mudança.

Estamos, dia traz dia, brigando pela mesma fatia de mercado e não paramos para ver o que o nosso cliente está esperando da nossa empresa. Perceber essa mudança, é fazer algo  de extrema urgência, pois novos players estão dando-se conta, que até mesmo o melhor plano de negócios do mundo será inútil se as pessoas não comprarem a ideia da mudança de cultura da empresa. Pois a venda por meio do relacionamento inevitavelmente leva a uma alta produtividade e a grandes lucros. Você sabe porque o seu cliente compra de você? Do que ele gosta? O nome dos filhos, pets?… isso chama-se relacionamento. O mercado corporativo está cheio de marcas sobrevivendo, pois estão aumentando o cliente de transação e esquecendo do cliente de relação, pois é esse que irá indicar ou não o seu negócio. Para obter uma trajetória de sucesso é necessário estar conectado com eles – de forma individual. Interações individuais estão em alta atualmente, porém os modelos tradicionais de segmentação não alcançam o detalhe necessário para que você desenvolva programas que atendam o público que deseja. Segundo pesquisas da consultoria Nielsen, 92% dos consumidores ao redor do mundo afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, acima de qualquer outra forma de propaganda, lembrando que isso funciona para qualquer negócio. Acredito que você aí, já percebeu onde eu quero chegar, vamos partir para a ação e descobrir como é que se abraça, na verdade, deixarei apenas, algumas contribuições. Penso que essas mudanças de mentalidade vividas nos negócios em geral e de comportamento de compra na última década, essa transformação grita, clama por um abraço. Entre os valores da sua empresa dever estar o atendimento, isso é o básico, nada de novo, ou melhor, eu não trarei nada de novidade nessa matéria, apenas algo para reflexão. Quando é colocado o atendimento dentro dos valores da empresa, a sua marca está gerando um sentimento de importância e pertencimento ao cliente, pois a jornada de compra ela deve ser cada vez mais prazerosa. Na década de 80, os vendedores ficavam parados esperando o cliente na porta e diziam “posso ajudar”, gente quanta coisa mudou, isso é arcaico, não destruam o que foi um sonho lá no início da sua empresa. Lógico, para haver essa mudança, é necessário treinamento e esse start vem de cima com a maior empolgação. Lógico, isso caso queira realmente superar as expectativas do cliente, é preciso disposição para experimentar coisas novas e sair da zona de conforto, o que eu quero dizer é, vire a mesa e coloca-se no lugar do seu cliente, o que será que ele gostaria, o que eu posso fazer para deixa-lo encantado, feliz… onde está o fator UAU da sua empresa? Não seja uma daquelas empresas que se prendem ao que é considerado “padrão”, mas qual é o sentido de seguir as regras quando se está tentando agradar aos clientes? Abraço é uma questão de atitude, muito mais do que um ato físico. Abraço envolve escuta, amor, iniciativa, vontade, proatividade, essa hoje é considerada uma das cinco mais importantes habilidades no meio corporativo. Já estou finalizando, vamos mais um pouco e eu preciso exemplificar como pode ser diferente. O abraço é versátil, cada um abraçará de uma maneira… a sua família acabou de chegar no hotel, depois de 500 km, que maravilha chegamos!  o que você que organizou a viagem espera da recepção do hotel, pois esse será o primeiro contato físico? Uma saudação super acolhedora, principalmente que seja sem “aquele enorme balcão que separam vocês” desculpem, mas isso me incomoda muito. Depois, uma simples gentileza do tipo, gostariam de usar o banheiro, tomar uma agua, café…ufa, já rolou “um abraço” esse já é um passo para desenvolver uma empresa acolhedora, nada muito difícil, mas tenham certeza que muitos não o fazem, pois precisam da proatividade e para ocorrer isso é preciso empoderar seus  colaboradores. Olhem hoje para o seu negócio e abrace seus colaboradores e logo faça isso com seus clientes externos, antes que o seu concorrente o faça.

Abraço é uma questão de atitude, conheça seus clientes e eles sempre conhecerão o caminho de volta.




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