CUIDADOS COM OS ANIMAIS –  os fogos de final de ano

Ser um tutor responsável significa que você deve prestar atenção no quanto seu pet é sensível a esse tipo de barulho para, caso seja necessário, tomar as medidas necessárias para dar o conforto que ele precisa neste momento.

26 de dezembro de 2022

Se para os humanos o som resultante da explosão de fogos de artifício pode incomodar e assustar, imagine quais são os impactos dos fogos de artifício em animais domésticos, que possuem ouvidos muito mais aguçados e sensíveis a barulhos e ruídos?

O barulho dos fogos de artifício deixa os animais desesperados. Eles fogem, se machucam, têm ataques de pânicos, desmaios e alguns chegam até a falecer, tamanho é o estresse causado pelos ruídos dos fogos.

Ser um tutor responsável significa que você deve prestar atenção no quanto seu pet é sensível a esse tipo de barulho para, caso seja necessário, tomar as medidas necessárias para dar o conforto que ele precisa neste momento.

Quais são os sinais a que os tutores devem estar atentos?

Existem sinais clínicos que dão indícios de que os cães e gatos estão assustados com os barulhos. São eles: ansiedade,vômitos,medo,convulsões ou taquicardia.

Em animais epiléticos, o barulho agrava situações de convulsões, mesmo com medicação controlada. Em pets cardiopatas, a arritmia cardíaca tem maior predominância.

Mas esse problema não afeta somente os pets. Aves ao redor dos locais onde há queima de fogos acabam abandonando seus ninhos e, muitas vezes, abandonando seus filhotes para fugir dos barulhos ensurdecedores.

A queima de fogos não atinge somente os animais domésticos. Lembre-se que muitos locais afastados dos centros urbanos onde há a comemoração com fogos, como praias, clubes no interior, chácaras, etc, também são o habitat de animais silvestres, que também sofrem com os impactos do barulho gerado pelos fogos de artifício.

O que fazer quando notar que os pets estão assustados?

A primeira coisa que o tutor deve fazer é estar próximo do pet em um local tranquilo, com as janelas e portas fechadas. Procure demonstrar tranquilidade e faça de conta que nada está acontecendo. Brinque com ele, dê um petisco, tente distraí-lo.

Os barulhos causados por fogos de artifício induzem os cães e gatos a tentarem se abrigar em qualquer lugar, independente da distância ou altura. Por isso, dar maior conforto é essencial para eles, já que existe o risco de seu cão ou gato pular de varandas, sair correndo pelas ruas, pular portões com lanças, já que eles estão totalmente desnorteados e querem encontrar um abrigo tranquilo, onde não haja barulhos.

Cuide do seu Pet e ajude a ATPA a cuidar daqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

 

Conheça a ATPA (Associação Torrense de Proteção aos Animais) que cuida de animais abandonados, muitos deixados irresponsavelmente por veranistas ou abandonados por moradores, entre eles muitos filhotes e velhotes que aguardam um lar. Nosso telefone de contato é (51) 98111-6834. Você pode nos ajudar de várias maneiras, seja através do PIX chave 00940020000142 ou com uma contribuição na conta da ATPA, (Associação Torrense de Proteção Animal) Banrisul (041) Agência 0955, conta 06.032079.0-6, com doação de ração ou compra de nosso calendário e, sobretudo adotando um animal. Os animais que aguardam um lar amoroso em lar temporário da ATPA são lindos, saudáveis e só precisam de uma chance para retribuir com amor por toda a vida.

PRECISAMOS MUITO DE RAÇÃO, PARA CÃES E GATOS ADULTOS E FILHOTES. Além dos animais de rua de Torres, alimentamos semanalmente os animais da aldeia indígena (Campo Bonito). Se você puder nos ajudar doando ração, pode comprar e nos avisar, nós buscamos e desde já agradecemos sua generosidade.

Visite nossas redes sociais (@atpa94) !

 

 

 




Veja Também





Links Patrocinados