EMPREGO: AUMENTO PARA A OCUPAÇÃO PESADA, MAS BAIXA PARA AS INTELIGENTES?

Coluna de Fausto Jr - Jornal A FOLHA - Torres - RS - Brasil

9 de fevereiro de 2022
Com Fecomercio

Conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), do IBGE, a taxa de desocupação média brasileira foi de 11,6% no trimestre encerrado em nov/21, o que corresponde a 12,4 milhões de brasileiros desocupados. Desta forma, houve queda na taxa de desocupação, tanto em relação ao trimestre anterior encerrado em ago/21 (13,1%) quanto em relação ao mesmo período de 2020 (14,4%). Relativamente ao período encerrado em nov/20, a queda na desocupação ocorreu com o aumento de 9,7% na população ocupada e de 6,2% na população economicamente ativa (força de trabalho).

Mas o rendimento médio das pessoas ocupadas foi de R$ 2.444 no trimestre encerrado em nov/21, configurando uma queda de 11,4% em relação ao valor do mesmo período do ano passado (R$ 2.757). A massa de rendimento real não teve variações estatisticamente significativas em ambas as comparações (trimestral e anual). Fonte Fecomércio RS

Os dados da Pnad Contínua continuam mostrando a retomada consistente da ocupação à esteira da reabertura econômica com o controle da pandemia pela vacinação. O fato de o maior número de pessoas ocupadas não ter resultado em aumento da massa real de salários, me parece que sugere que os empregos retomados são de mão de obra mais pesada, mas que “ainda” paga salários mais baixos que as funções pensantes. Mas o que tenho observado nos últimos anos é de que o valor dos salários pagos em média para estes trabalhadores mais pesados está subindo. Ou seja: o mercado está fazendo aos poucos justiça social, aumentando salários de trabalhos mais pesados (porque cada vez mais tem menos gente disposta a executá-lo) e diminuindo o salário pago para pessoas com maior formação, porque a tecnologia retira diariamente esta necessidade pensante.

Se esta macrotendência continuar, a equidade salarial vai aumentar, mas por razões do livre mercado. Ou seja: trabalho pesado e sem necessidade de formação recebe cada vez mais, mas trabalho mais leve, mesmo para pessoas com formação superior, recebe cada vez menos. 

Uma opinião – Veremos!

 

 LOCAIS DE PRAIA E CIDADE SÃO “A SALA DE ESTAR” PARA TURISTAS 

Está tramitando na Câmara de Vereadores de Torres e deve ser entregue nesta semana ao Poder Executivo (Prefeitura) o Pedido de Providências 13/2022, de autoria dos vários vereadores Rafael da Silveira Elias (PSDB), Carla Rodrigues Daitx (PP), Rogério Evaldt Jacob (PP), João Alexandre Negrini de Oliveira (REP), Gibraltar Pedro Cipriano Vidal (PP), Dilson Mauro Jardim Boaventura (MDB), Silvano Gesiel Carvalho Borja (PDT), Jacó Miguel Zeferino (PSD) e Carlos Alberto da Silva Jacques (PP), que solicita formalmente que a prefeitura faça a colocação de banheiros químicos nas praias do sul e praças.

Chama a atenção à adesão quase total da participação dos vereadores no pedido formal ao governo municipal, assim como chama a atenção à participação de toda a base aliada do mesmo governo na Câmara, mesmo que a oposição tenha participado no pedido com um vereador do MDB e com um vereador do PDT. Isto sugere que praticamente a população de Torres inteira assina embaixo desta medida de colocação de banheiros químicos nas praias do Sul (todas) e em praças da cidade.

Minha opinião sobre isto é de que esta colocação emparelha com o conceito da cidade de Torres no período de verão, o que chamamos de “Temporada”. E as pessoas que visitam Torres na temporada vêm para cá para realizar atividade de férias, de descanso, de programas lúdicos, de quebra de regimes de disciplina em alimentação, hora de acordar e etc. E este “espírito” dos visitantes sugere que idas ao banheiro sejam mais frequentes e fora dos horários de funcionamento do organismo durante o período de rotinas da vida que têm o trabalho e as tarefas obrigatórias como “protagonista” praticado durante o período de rotinas da vida.  Portanto, colocar à disposição dos visitantes mais banheiros, principalmente no entorno das praias, acaba sendo um trabalho que crava no subconsciente dos visitantes o conceito de Torres como um lugar humanista de receber, o que além de ser efetivamente uma atitude humanista, acaba também aumentando a percepção positiva sobre Torres nas pessoas que aqui passam suas férias ou seus dias de folga.

Nas praças também funciona. Além de termos muito mais trabalhadores de temporada por aqui, trabalhadores estes que muitas vezes não têm onde fazer suas necessidades (também fora do normal pelo trabalho fora de horários que estes cumprem aqui na temporada), os turistas também passeiam pelo centro e alguns bairros, o que também pede banheiros para àquelas horas de aperto. E tudo isto gera um bom conceito no que se chama em marketing “Share off Mind”.

Torres no verão é um produto que sustenta a população. E a o acolhimento faz parte disto. As praias, praças e ruas são “a sala de estar” para os turistas.

 

TIKTOK BATE GOOGLE E É O SITE MAIS VISITADO EM 2021

O TikTok foi o site mais visitado em 2021, de acordo com o ranking da empresa de segurança tecnológica Cloudfare. Eis a lista dos 10 sites mais populares neste ano: 1 – TikTok; 2 – Google; 3 – Facebook; 4 – Microsoft; 5– Apple; 6 – Amazon; 7 – Netflix; 8 – YouTube; 9 – Twitter; 10 – WhatsApp

Em 2020, a plataforma chinesa estava em 8º lugar na lista. O Facebook, que ocupava o 2º lugar em 2020, desceu para o 3º em 2021. O TikTok também desbancou o Facebook como a rede social mais popular do ano –embora o Facebook continue sendo a plataforma com mais usuários no mundo.   O TikTok foi lançado em 2016 pela empresa chinesa ByteDance. Tem crescido especialmente nos últimos 2 anos. É focado na publicação e compartilhamento de vídeos curtos –de no máximo 3 minutos. Tem cerca de 1 bilhão de usuários ativos mensais. Fonte: Paulo Ratinecas

Minha observação é a de que o que chamo de “fast food” de leitura está dominando o mundo. As pessoas estão cada vez mais se informando por manchetes, pela ponta o iceberg, o que retira a possibilidade do exercício da cognição, consequentemente gerando cada vez mais gente oca por dentro, gente esta que vai acabar acreditando de novo em Papai Noel.

Há de se ter campanhas mundiais da prática de leitura de livros, jornais e revistas, para pelo menos minimizar esta mazela que se apresenta.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 




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