GASTRONOMIA E TURISMO

"Ao transformar o seu negócio em uma experiência gastronômica, você se torna único e a partir daí, deixaram de oferecer apenas uma invenção da sua região, passa a oferecer uma história para lembrar e contar" (por Ismael Netto).

27 de abril de 2018

Hoje vamos refletir sobre um tema que estive muito envolvido nos últimos dias, e que me parece muito importante para nossa cidade.

Começamos pelo triângulo da alimentação, gastronomia e turismo

O nexo dos alimentos com a gastronomia está impulsionando o desenvolvimento de soluções sensorialmente atraentes para vários grupos de consumidores, como crianças, jovens, idosos ou pacientes com alterações sensoriais. A gastronomia e a comida, por sua vez, têm o turismo como um poderoso aliado para ajudar a tornar visíveis os produtos e o know-how de cada região, ainda mais agora em plena expansão do turismo de alimentos e vinhos.

O turismo tem um efeito poderoso na economia, sociedade e ambiente. O Dia Mundial do Turismo foi comemorado em 27 de setembro do ano passado, focando como o turismo sustentável pode contribuir para o desenvolvimento socioeconômico de uma determinada região. O Turismo bem concebido e gerenciado, sem dúvida, tem efeitos positivos sobre a economia do território e pode gerar novas oportunidades comerciais em toda a cadeia de valor alimentar.

Nestes tempos em que a cultura de baixo custo está começando a desvalorizar alimentos é importante trabalhar em conjunto para uma melhor visibilidade e valor do setor: o poder experimental, a sofisticação, olhou com cuidado a apresentação de pratos e produtos alimentares, o valor das histórias por trás de cada alimento e a promoção de produtos de qualidade. Sem esquecer a tradição e a nossa cultura, mas tendo em conta que a tradição evolui permanentemente e precisa de se adaptar aos novos tempos e às novas exigências do consumidor.

Promover a inovação gastronômica é uma das linhas de pesquisa prioritárias para os próximos anos. Contribuir, por exemplo, para a indústria de alimentos desenvolvendo novos produtos de alta qualidade, com elementos de sustentabilidade e saúde implícita.

Em conclusão, o triângulo Alimentação-Gastronomia-Turismo é uma alavanca para fortalecer o ecossistema alimentar e alcançar a dimensão necessária para competir de forma sustentável e ser uma referência regional, nacional e internacional.

Outra trilogia bem interessante é: Gastronomia, Turismo e Cultura.

As chaves para o sucesso desta tendência global são:

O turismo gastronômico é muito mais do que desfrutar de um bom prato, cerveja ou vinho durante uma viagem. É uma forma de abordar a herança cultural de uma região e torná-la memorável de uma forma completamente única e pessoal.

O sucesso deste setor está ligado a uma tendência cada vez mais presente: a busca de experiências autênticas por parte dos visitantes, já cansados ​​do turismo “para turistas”.

O turismo gastronômico é, portanto, uma grande oportunidade para todas as empresas ligadas ao turismo e à gastronomia que buscam aumentar suas vendas.

Segundo o Relatório sobre Turismo Gastronômico da Organização Mundial do Turismo, o turista médio investe cerca de um terço do seu orçamento de férias em gastronomia. Isso significa que esse setor tem grande participação nas experiências dos turistas em cada destino.

Os turistas gastronômicos não só irão desfrutar de alimentos que devem ser de origem local, é claro que eles querem saber mais sobre sua história, seus processos e como que chegou à sua mesa. O turista gastronómico não consome apenas um produto: ele consome uma história. Um exemplo claro disso é o crescente sucesso do vinho.

Para os fornecedores e produtores na indústria de alimentos: O sucesso do turismo gastronômico é uma grande oportunidade para criar novos produtos turísticos (por exemplo. Degustações, workshops, etc.). Por que apenas vender chocolate em sua loja se você também pode convidar as pessoas a aprender a fazer chocolates?

Ao transformar o seu negócio em uma experiência gastronômica, você se torna único e a partir daí, deixaram de oferecer apenas uma invenção da sua região, passa a oferecer uma história para lembrar e contar.

A chave para turismo gastronômico alcançar o sucesso em uma região, deve ser a partir da estratégia escolhida, colaborando na criação de uma experiência holística aos visitantes. Estabelecer uma estreita cooperação e diálogo entre os diferentes intervenientes no processo: fornecedores, agências de turismo, hotéis, etc.

Ter presença on-line que lhes permite promover essa experiência detalhada no mundo, fornecer produtos de alta qualidade que identificam a região; Usar o marketing de narrativa como uma ferramenta promocional e sempre apostar na inovação.




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