O que você precisa saber antes de adotar um cão ou gato?

Se você está pensando em adotar um animal e está na dúvida entre o cachorro e o gato, vamos falar sobre as diferenças entre os dois para ajudá-lo a decidir.

27 de julho de 2020

Se você está pensando em adotar um animal e está na dúvida entre o cachorro e o gato, vamos falar sobre as diferenças entre os dois para ajudá-lo a decidir.

Como sabemos, ter um animal é muita responsabilidade então antes de adotar, certifique-se de que tem condições reais de ter um animal.

Você deve ter em mente que precisará dispor de um valor mensal para comprar ração, precisa estar ciente que eles podem adoecer e vai precisar gastar com veterinário e medicamentos além das vacinas periódicas que não podem atrasar. Seu novo amigo também vai precisar de uns brinquedinhos para se distrair quando você não estiver por perto.

Além disso, você vai precisar dispor de tempo para brincar com ele, um momento de carinho e brincadeiras e ter ciência que a rotina da casa, de uma  certa forma, vai mudar.

 

Sobre os Cães

Se você resolver adotar um cachorro, lembre que os cães latem para se comunicar. Parece óbvio para você? Muita gente não gosta do latido, mas eles vão latir sempre que sentirem dor, quando quiserem conversar, quando quiserem chamar atenção, quando quiserem brincar, estiverem tristes, enfim, esteja preparado para isso.

Cães não fazem suas necessidades em caixas de areia como os gatos, por isso prepare-se para passear com seu novo amigo ao menos duas vezes ao dia. Aproveite esse momento como forma de diversão para vocês.

É preciso também saber que os cachorros não vão ficar pequeninos para sempre, salvo alguns de pequeno porte, por isso pense bem antes de decidir qual animal adotar.

Os cães SRD (Sem Raça Definida) normalmente são carinhosos e amorosos, então vale uma visita em algum abrigo e conhecer qual cão tem a personalidade que vai combinar com você e sua família

Não vale adotar para deixar o cachorro preso em uma corrente! Se você tem um quintal, certifique-se que ele não terá acesso a rua e o deixe livre para brincar e esconder seus brinquedinhos.

Cachorros são ótimos companheiros! Se você optar por adotar um, esteja certo que é mesmo o melhor amigo do homem. Vocês vão se divertir muito juntos!

Atualmente vários hotéis, cafés e restaurantes já aceitam cachorros, você pode viajar tranquilamente com ele para vários lugares. Ninguém da família precisa ficar de fora da viagem das férias.

Esses peludinhos são leais, fiéis e sempre saberão quando você estiver chegando para te receber com muitos abanos de rabos e grandes sorrisos! Para os cachorros não existe tempo ruim, estarão sempre felizes ao seu lado.

Ter um cachorro melhora a ansiedade, aumenta os níveis de Serotonina, reduz o estresse, melhora a auto-estima, é antidepressivo, são ótimos companheiros para idosos, são sensíveis com crianças e  ajudam crianças especiais a se socializarem. Na verdade esses são apenas alguns exemplos de como é ter um cachorrinho!

Quem tem um cachorro não o troca por nada! Todos os cachorros são iguais! Todos amam da mesma forma! Todos serão leais a você e sua família! Todo cachorro que você escolher o amará pelo que você é, não pelo que possui, então antes de adotar, apenas sinta!

 

Sobre os Gatos

Já os gatos, apesar de domesticados, ainda guardam a memória primitiva. Eles vêem a casa como uma grande floresta e vários objetos são possíveis caça ou caçadores, por isso poderão arranhar alguns móveis e redecorar o sofá.

Gatos são animais caseiros, então nem pense em levá-los ao parque com a família ou para fazer uma caminhada! Com certeza vão se assustar com o barulho, com  as pessoas e vão correr o máximo que puderem e talvez você nunca mais os encontre.

Eles normalmente são bem pacíficos, às vezes você vai até esquecer que ele está ali. Na maioria das vezes, comem e dormem no cantinho deles.

Os gatos tem personalidade parecida com a dos humanos, então tem horas que ele não vai querer brincar, fazer ou receber carinho. Se ele estiver no meio de uma caça (que pode ser até uma bolinha de papel), não entre na frente, pois a caça final pode ser você.

Provavelmente ele não irá te receber na porta com o rabinho balançando! E tem hábitos característicos como subir em coisas, te acordar no mesmo horário (horário esse que ele determinar).

Gatos são animais de hábitos noturnos. Então é bem provável que enquanto você dorme ele ande e brinque pela casa, ocasionando um barulho ou outro.

Se ele achar uma barata ou lagartixa, poderá deixar na sua cama como forma de agradecimento por seu carinho com ele. Sim, isso será um presente! Esteja preparado! De forma geral os felinos são adoráveis, adoram carinho, um colinho e você pode perceber sua felicidade pelo ronronar, que, aliás, quem tem ama ouvir!

Em termos de trabalho, quase não se tem nenhum. Basta um potinho de água fresca, comida de boa qualidade, areia limpinha, um arranhador e pronto! Terá o gato mais feliz do mundo! Ah, gatos gostam de uma caminha fofinha também.

Há gatos que miam bastante, gostam de se comunicar, mas de forma geral a maioria é bem silenciosa.

Vale salientar que gatos gostam de estar em casa, mas não o tempo todo e isso pode causar muitos transtornos como acidentes, envenenamentos por isso a importância em se telar as janelas quando se tem um gato e não deixá-lo ter acesso à rua.

Antes de adotar, é importante apenas mais uma reflexão. O Brasil está repleto de abrigos, com centenas de animais para adoção. A maioria não consegue um lar porque tem alguma deficiência, é adulto, de porte médio ou grande, de cor preta ou mesmo idoso.

Saiba que eles às vezes são até mais carinhosos e agradecidos pois já viveram muito em abrigos, ou sofreram muitos maus tratos durante toda a vida. E aí, já conseguiu decidir quem será seu melhor amigo?

 

Sobre a ATPA

 

A ATPA (Associação Torrense de Proteção aos Animais) cuida de animais abandonados, muitos deixados irresponsavelmente por veranistas ou abandonados por moradores, entre eles muitos idosos que aguardam um lar. Nosso telefone de contato é (51) 98111-6834. Você pode nos ajudar de várias maneiras, seja com uma contribuição em dinheiro na conta da ATPA (Associação Torrense de Proteção Animal), com doação de casinhas, cobertores, ração ou compra de copos, calendários ou camisetas, para isso é só combinarmos a entrega. e, sobretudo adotando um animal. Os animais que aguardam um lar amoroso em lar temporário da ATPA são lindos, saudáveis e só precisam de uma chance para retribuir com amor por toda a vida. Com a pandemia, as feiras de adoção não podem ser realizadas e eles não podem ser vistos, ficando esquecidos nas casas de passagem.

Abra seu coração e venha conhecer nossos lindos e amorosos animais disponíveis para adoção ou ajude-nos a ajudá-los. Visite nossas redes sociais, faça contato através de nosso telefone e combine uma visita, que pode ser feita com toda a segurança.

 

Conheça o trabalho da ATPA:

Facebook: https://www.facebook.com/atpa94/

Site: https://www.atpacoracaoanimal.org/

Fazemos parte da NFG: Cadastre o seu CPF na NFG e indique a ATPA como entidade a ser beneficiada. Também fazemos parte da Tampinha Legal. Junte suas tampinhas e entre em contato conosco.

 

 




Veja Também





Links Patrocinados