OPINIÃO – Ouvidoria nos bairros possibilitaria melhorias nas comunidades de Torres

"Prefeitura poderia criar equipe da Coordenação de Precursão da Ouvidoria Geral do Município (OGM), para seguir com os trabalhos realizados nos bairros de Torres, com o intuito de mapear as principais demandas das comunidades"

2 de maio de 2025

A Prefeitura poderia criar equipe da Coordenação de Precursão da Ouvidoria Geral do Município (OGM), para seguir com os trabalhos realizados nos bairros de Torres, com o intuito de mapear as principais demandas das comunidades. Os Líderes Comunitários estão desacreditados com as últimas administrações municipais, que não ouviram as comunidades, e com a falta de atendimentos das demandas levaram muitas das Associações de Moradores ao fechamento e paralização de suas atividades. Além dos demais órgãos municipais, a iniciativa contaria com a participação de lideranças comunitárias, que indicariam e acompanhariam os prepostos até os locais solicitados para reformas e melhorias da localidade em que vivem.

PEDIDOS DE MELHORIAS – As áreas prioritárias que mais afetam as comunidades, são  as de  atendimentos nas áreas de Saúde, Educação, Segurança e Infraestrutura. O levantamento das necessidades nestas áreas sinaliza que a população clama por melhorias como as reformas e ampliações do posto de Saúde Central e dos bairros São Francisco e São Jorge; a construção de postos de Saúde nas Praias do  sul e estudo de viabilidade para construção de ainda  outro   posto de Saúde para atender os bairros da zona norte, que são: Predial, Getúlio Vargas, Igra Zona Norte, Engenho Velho, Salinas e Centenário, localizados entre a Avenida Castelo Branco e o Rio Mampituba, do mar até a lomba da antiga usina, que ficaram sem atendimentos no Posto Central e não contam nem com Agentes Comunitários. Reforço da iluminação e o recapeamento asfáltico das Ruas Coronel Pacheco, Rua Dom Pedro II, e a recuperação e revitalização da escola municipal Alcino Pedro Rodrigues, com a construção de novo ginásio (pois teve o seu demolido em vez de ser recuperado), revitalização da praça Beira Rio, no Bairro Predial. Já   no bairro Getúlio Vargas, o principal problema são acerca dos  alagamentos. Também é necessário o recapeamento das ruas Manoel Fortunato de Souza e Alexandrino de Alencar. Pedem ainda uma solução para a situação do depósito de transbordo da Corsan, na antiga Estação de Tratamento de Esgoto, para que seja  definida horário de entrada e saída por conta de lá estarem trabalhando até altas horas da noite, trazendo transtornos aos moradores. No Igra Norte os moradores reivindicam há anos para que a prefeitura crie junto a Foz do valão (Riacho com o rio Mampituba) a ‘Praça dos Mangues’, protegendo o ecossistema ali existente.

No Engenho Velho pedem a abertura de rua paralela a Castelo Branco, da Rua do Limoeiro até a Estrada Geral da Salinas, passando em frente do condomínio Reserva das Aguas. Salina tem como principal problema a falta de transporte coletivo, que afeta o deslocamento das pessoas mais necessitadas, para atendimento na área de Saúde e Educação.

No Centenário, o isolamento que o bairro sofreu nas últimas gestões deixou o bairro com suas ruas precárias, necessitando então de revitalização na maioria das  que são pavimentadas e  nas demais,  de chão batido,  a colocação de materiais e patrolamento,  dentre outras ações.

Um trabalho de ouvidoria geral seria de suma importância na melhoria do atendimento  integrado nas comunidades. A credibilidade dada à equipe da Ouvidoria resultaria não só na afirmação do papel do órgão, com base nos princípios da excelência administrativa, transparência da gestão pública e valorização ao cidadão, como também possibilitaria uma aproximação direta da Prefeitura com os cidadãos.

Assim, durante todo o trajeto, o grupo registra através de fotos as principais demandas apontadas pela comunidade para, em seguida, elaborar relatórios gerenciais que são encaminhados às demais pastas municipais e ao Gabinete do Prefeito. A partir da necessidade de cada bairro, tamanho da demanda, dentre outros, uma comitiva com os titulares das pastas realiza uma visita de trabalho e, constatando as informações apontadas pela equipe da OGM, viabiliza a ordem de serviço. Todo o processo, entre obra, reforma e entrega, também é acompanhado de perto pela coordenação da Ouvidoria.

 

COMPROMETIMENTO DA PREFEITURA –  Ainda o ouvidor, teria empenho e comprometimento da Prefeitura em buscar soluções e atender a perspectiva da comunidade. A expectativa é de que em médio prazo possa fazer um raio X em toda cidade. Cobraria e monitoraria os serviços prestados pela prefeitura e daria como prioridade em respeito ao cidadão. O acesso ao serviço poderia ser feito através dos canais criados (telefone), Portal Fala Torres e redes sociais, assim como atendimento presencial na sede e nas ouvidorias setoriais situadas nos órgãos municipais.

O projeto visitaria todos os bairros, mapeando as comunidades identificando demandas como prioritárias para tomada de decisões. Os principais serviços executados seriam: recuperação asfáltica, ampliação de dias de coletas de lixo no interior, iluminação, melhorias nos postos de Saúde, na Educação, Segurança, dentre outras.

 




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