Seu gato está soltando muito pelo?

Todo tutor sabe que gatos perdem pelo e, às vezes, até parece que é proposital. Porém, um gato soltando muito pelo a ponto de apresentar falhas na pelagem é indício de que algo pode estar por trás dessa queda.

Foto por Pixabay
26 de abril de 2024

Todo tutor sabe que gatos perdem pelo e, às vezes, até parece que é proposital. Porém, um gato soltando muito pelo a ponto de apresentar falhas na pelagem é indício de que algo pode estar por trás dessa queda. Por isso, leve-o ao veterinário para o correto diagnóstico.

O ciclo de vida do pelo dos animais tem um mecanismo de crescimento regulado pelo fotoperíodo, ou seja, que se adapta às diferentes épocas do ano. Um gato soltando pelo em excesso pode estar em muda sazonal. Os pelos atingem a taxa de crescimento máxima no verão e mínima no inverno. Além da resposta aos estímulos luminosos, há os hormônios, a nutrição do felino, a temperatura ambiente e a exposição ao estresse interferindo nesse ciclo.

A deficiência de certos nutrientes da dieta do gato pode afetar o ciclo de vida do pelo, o que prolonga a troca dos pelos, atrasa seu crescimento, deixa-os sem brilho, com caspas e quebradiços. Por isso o uso de suplementos pode ser prescrito pelo veterinário. Particularmente, o gato tem deficiência na produção de um ácido graxo importante na manutenção de pele e pelos saudáveis. Então, é importante oferecer alimentos comerciais completos ou dietas caseiras balanceadas que ofereçam ômega 3.

Meu gato solta muito pelo, o que fazer? Primeiro, é preciso entender que ocorreria o mesmo com nossos cabelos se ficássemos sem escová-los e se tivéssemos cabelo no corpo todo! Por isso, antes de pensar em doenças, fazer a escovação diária do felino é indicado para retirar os pelos mortos e melhorar essa percepção do gato soltando muito pelo pela casa e sujando roupas e móveis. No entanto, se mesmo assim a queda perdura, pode ser:

 

*“Alopecia” – é o termo médico para a presença de áreas sem pelo/falha de pele, enquanto “psicogênica” quer dizer que ela tem origem psicológica. No caso dessa doença, há uma alteração comportamental como resposta ao estresse. Também chamada de tricotilomania, essa enfermidade causa a lambedura compulsiva do pelo em resposta à ansiedade causada pelo estresse. É comum o gato soltando muito pelo e emagrecendo quando tem essa doença. Os fatores mais comuns desencadeantes de estresse no gato são a introdução de um novo animal ou bebê na casa e mudanças da rotina. Os gatos também respondem com estresse à ansiedade dos tutores. Não é incomum ocorrer a alopecia felina em animais de tutores ansiosos. O tratamento é realizado com a retirada do fator estressante, quando isso é possível. O uso de medicamentos ansiolíticos ou antidepressivos pode ser indicado, e os feromônios sintéticos são muito benéficos no tratamento dessa enfermidade.

 

*A micose, ou dermatofitose, é causada por um fungo chamado Microsporum canis. Ela acomete animais de qualquer idade, porém, os filhotes são mais susceptíveis a apresentar a alopecia relacionada a essa doença. Nesse caso, a alopecia felina é contagiosa tanto para os humanos quanto para os outros animais da casa. Há o agravante de alguns felinos serem portadores do fungo e não apresentarem sintomas, transmitindo-o de forma silenciosa. Além do gato soltando muito pelo, ocorre vermelhidão da pele, crostas e descamação cutânea na lesão, inflamação da pele da base da unha, unha quebradiça e lambedura da região afetada.Esse tipo de micose tem tratamento com medicamentos tópicos e orais. O método de prevenção é evitar o contato com animais que apresentam lesões de pele com as características descritas acima.

 

*Dermatites – a de hipersensibilidade é um termo é usado para uma grande variedade de doenças de origem alérgica, como a dermatite alérgica à picada de pulgas e a reação alérgica aos alimentos que deixam o gato com pelo caindo e feridas na pele.

Dermatite alérgica à picada de pulgas, mais conhecida como DAPP, essa dermatite é semelhante à alergia à picada de insetos nos humanos. No caso dos felinos, a alergia é à saliva depositada pela pulga no local da picada para alimentar-se. Ela também deixa o gato soltando muito pelo. O sintoma mais comum é o gato soltando pelo em excesso e com coceira. Como o gato se lambe excessivamente quando está com essa coceira, a região fica com falhas na pelagem. O tratamento envolve o controle da coceira e a eliminação das pulgas.

Dermatite alérgica alimentar, também chamada de dermatite induzida por alimentos, é uma reação cutânea a algum ingrediente da alimentação. Ela é mais comum nos cães e se manifesta com coceira e queda de pelo. O tratamento é o uso de dieta comercial hipoalergênica.

 

Então, com o gato soltando muito pelo, o que fazer? Além de realizar o tratamento indicado pelo veterinário, o tutor pode realizar algumas medidas simples para prevenir a queda dos pelos e amenizar o estresse do pet:

  • faça qualquer mudança de rotina ou móveis de forma gradual e lenta;
  • realize brincadeiras diárias ou modifique o ambiente para ele se sentir seguro e entretido;
  • mantenha a higiene do ambiente, caixa de areia e acessórios em dia;
  • não o deixe sair sozinho para a rua;
  • previna a picada de pulgas com medicamentos próprios para esse fim;
  • forneça uma alimentação de qualidade.

 

Sobre a ATPA – Abra seu coração e conheça nossos lindos e amorosos animais disponíveis para adoção ou ajude-nos a ajudá-los. Visite nossas redes sociais, faça contato através de nosso wats e visite nossa feirinha de adoções aos sábados. Cuidamos de animais em estado de vulnerabilidade, muitos deixados por veranistas ou abandonados por moradores, entre eles muitos filhotes, velhotes ou femeas prenhas que aguardam um lar. Nosso telefone de contato é (51) 98111-6834. Você pode nos ajudar de várias maneiras, seja através do PIX chave 00940020000142 ou com uma contribuição na conta da ATPA, (Associação Torrense de Proteção Animal) Banrisul (041) Agência 0955, conta 06.032079.0-6, com doação de ração e, sobretudo adotando um animal.

Fazemos parte da NFG: Cadastre o seu CPF na NFG e indique a ATPA como entidade a ser beneficiada. Também fazemos parte da “Tampinha Legal”. Junte suas tampinhas e entre em contato conosco.

  • Conheça o trabalho da ATPA: • Instagram: @atpa. Coracaoanimal •         Facebook: https://www.facebook.com/atpa94/ •         Site: https://www.atpacoracaoanimal.org/

 

 

 

 




Veja Também





Links Patrocinados