Com as obras na Lagoa de Violão, Prefeitura de Torres reforça cuidados com a fauna no local

No entorno da Lagoa, é comum que os animais se desloquem em direção a via, por este motivo, deve ser redobrada a atenção dos motoristas que transitam pela Rua José Maia Filho

4 de novembro de 2022

As obras de contenção das margens da Lagoa do Violão, iniciadas no dia 20 de outubro, levaram a Prefeitura, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo, a realizar o acompanhamento da fauna do local, através da Diretoria de Desenvolvimento Sustentável.

Visto a importância da proteção destes animais, foi elaborado um plano de trabalho, que visa minimizar eventuais acidentes. Neste sentido, preliminarmente ao início dos trabalhos, a equipe envolvida na execução da obra examina o local à procura de ninhos e de exemplares de animais, se verificada a presença de alguns deles nas proximidades da obra, é realizado o afugentamento ou realocação animal, por meio de instrumentos apropriados, à outro local na Lagoa do Violão. Na eventualidade de ocorrerem acidentes relacionados a fauna, a SMAURB realizou o alinhamento com a PATRAM-Polícia Ambiental da Brigada Militar e o Ceclimar- Centro de Estudos Costeiros Limnológicos e Marinhos, para o encaminhamento da reabilitação dos animais.

No entorno da Lagoa, é comum que os animais se desloquem em direção a via, por este motivo, deve ser redobrada a atenção dos motoristas que transitam pela Rua José Maia Filho, importante mencionar que o entorno já conta com placas informativas da presença de animais. Na Lagoa, por exemplo, existe grande população de cágados de três espécies, com variados tamanhos.

Se o tempo ajudar, os trabalhos de contenção na Lagoa vão durar cerca de 60 dias. Após conclusão desta obra, será iniciada a primeira etapa da revitalização do entorno do lugar. O local receberá novo calçamento, deck, bancos e lixeiras. A obra será realizada na área que ainda não conta com o passeio, que fica entre a Rua Élcio Lima e o espaço próximo da antiga sede da Prefeitura Municipal. A revitalização será executada pela empresa vencedora do processo licitatório, a Ederaldo de Souza Bueno, no valor de R$ 301.518,06. Com a necessidade de contenção das margens da Lagoa, o início da revitalização sofreu alteração.


Publicado em: Política






Veja Também





Links Patrocinados