O Município de Arroio do Sal reconhece desde 2014 a data de 18 de maio como o Dia Municipal da Lavadeira – uma data não só comemorativa, mas de reconhecimento, homenagem e resgate das origens do Município, reafirmando sua importância histórica e cultural.
Nesse ano, respeitando as orientações e medidas para conter a pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Arroio do Sal, por meio da Secretaria de Turismo, Esporte, Juventude e da Cultura, promove a Semana das Lavadeiras de 17 a 21 de maio, com uma programação online especial.
Na programação da Semana das Lavadeiras, será possível acompanhar nas redes sociais da Prefeitura de Arroio do Sal (Facebook, Instagram e Site), depoimentos com a professora que assina o roteiro e a direção do Curta-metragem “As Lavadeiras: o Viver das Águas”, Ana Beatriz Barbosa Ferreira, também da secretária de Turismo, Esporte, Juventude e da Cultura, Aline Valim, falando da importância da data para o resgate cultural do Município e o curta-metragem será exibido em três episódios.
Lavadeiras de Arroio do Sal
A Semana das Lavadeiras, segundo a secretária municipal do Turismo, Esporte, Juventude e da Cultura, Aline Valim, é uma história que orgulha os cidadãos de Arroio do Sal. “Eu tenho recordações da minha infância do Arroio repleto de lavadeiras, isto é uma coisa tão nossa, tão característica de Arroio do Sal, que esta particularidade deve seguir presente nas nossas memórias. Fica aqui o nosso reconhecimento e carinho a essas mulheres que fizeram história”, conta a secretária Aline.
O trabalho dessas mulheres já virou curta-metragem, “As Lavadeiras: o Viver das Águas”, com roteiro e direção da professora Ana Beatriz Barbosa Ferreira, vinculado ao projeto Revelando os Brasis. No curta-metragem é possível confirmar a importância da água para a vida de Arroio do Sal. As lavadeiras na lavagem das roupas dos moradores e veranistas tornaram-se referência na memória coletiva e afetiva da comunidade arroiosalense, transformando-se em um patrimônio imaterial do Município.