DRHS realiza assembleia da segunda fase do Plano de Bacia do Rio Mampituba

A última etapa do Plano deve iniciar em 2021. Nela, são estabelecidas as ações que devem ser realizadas na bacia hidrográfica

20 de dezembro de 2020

O Departamento de Recursos Hídricos e Saneamento (DRHS) da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) realizou de forma on-line nesta quarta-feira (16/12) a última assembleia para a apresentação da Fase B do Plano de Bacia Hidrográfica do Rio Mampituba, que compreende os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O encontro contou com a participação dos Comitês de Bacia Hidrográfica Mampituba (RS) e Araranguá (SC).

Nesta segunda etapa, o principal objetivo foi definir como será utilizada a água na região, se para uso da população ou para prática agrícola, por exemplo. A partir dessa definição, foi feito o enquadramento, quando ocorreu a análise que determinou qual o nível de qualidade da água é necessário para atender aos usos futuros pretendidos. Cada forma de uso demanda um nível de qualidade do recurso hídrico.

Todas as definições da Fase B contaram com o apoio de representantes da sociedade e dos Comitês. Foram realizadas diversas oficinas ao longo do ano, sendo a última no início deste mês, quando foi concluída a validação da proposta de enquadramento, aprovada na reunião de hoje.

Já a primeira etapa, intitulada Fase A, ocorreu em 2019. Nela foram feitos a análise e o diagnóstico da situação da bacia hidrográfica naquele momento. Para conferir as informações dessa fase na íntegra, clique aqui e leia a revista Este é o Nosso Plano, desenvolvida em parceria entre o DRHS e a Assessoria de Comunicação da Sema.

A Fase C é a última etapa do Plano e deve iniciar em 2021. Nela, são estabelecidas as ações que devem ser realizadas na bacia hidrográfica, para que seja atingido o nível de qualidade necessário para a utilização da água.

 

Texto: Laura Maria, com supervisão de Vanessa Trindade (SEMA-RS)


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados