Visando ampliar o conhecimento transversal e multisetorial, a Diretoria de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo (SMAURB), juntamente com o Projeto ‘Primeiros Socorros na Escolas – Salvando Vidas Resgatando Almas’, da Secretaria de Educação (SME), desenvolveram um amplo cronograma de ações nas escolas para divulgar as informações ligadas a Gripe Aviária no Rio Grande do Sul, especialmente na cidade Torres (que teve casos positivados em Leões e Lobos Marinhos).
O meio educacional por meio dos professores e alunos é uma ferramenta de fundamental importância neste momento em que enfrentamos um foco da doença no município, comenta o Diretor da pasta Rodrigo De Rose da Silva. Além dos ensinamentos prestados diretamente aos alunos, sabe-se que os mesmos são agentes multiplicadores em seus meios de convívio familiar, o que potencializa neste momento o enfrentamento da gripe aviária, gerando maior proteção a todos.
O grupo do Projeto Primeiros Socorros, coordenado pela servidora da SME, Andréa Mello está à frente das atividades nas escolas municipais e estaduais. As ações se estenderão até o final do mês de novembro, contando com o apoio da SMAURB.
Sobre a Gripe Aviária em animais marinhos e silvestres

A gripe aviária é gerada por um vírus (H5N1) e trata-se de uma doença altamente transmissível e letal que atinge aves e mamíferos – tendo sido verificada em Lobos e Leões Marinhos na região de Torres. Para os humanos o índice de contágio é baixo, mas é necessário cuidados para evitar a propagação do vírus.
Os animais atingidos pelo vírus encontrados vivos apresentam em geral os seguintes sintomas: – Descoordenação motora; – Incapacidade de levantar; – Tremores e convulsões; – Dificuldades respiratórias.
Caso encontre animais silvestres, marinhos ou terrestres vivos com os sintomas mencionados ou mortos em grande quantidade acione o Serviço Veterinário Oficial do Estado – em Torres, WhatsApp (51) 98445-2033. Não toque nos animais e se possível isole a área. Não leve seus PETS para as praias.