A deputada federal catarinense Geovania de Sá (PSDB) liderou uma articulação estratégica, em Brasília, para garantir a ampliação do molhe da foz do Rio Mampituba, em Passo de Torres. A reunião contou com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, do prefeito de Passo de Torres, Valmir Augusto Rodrigues, além de representantes do setor pesqueiro e lideranças. A proposta (segundo a deputada) é melhorar a navegabilidade, ampliar a segurança dos pescadores e fortalecer o setor pesqueiro da região sul de Santa Catarina.
Plano de ação com 3 etapas
Durante a agenda em Brasília, Geovania de Sá destacou a urgência da demanda, considerada histórica para a comunidade pesqueira do Passo. O ministro André de Paula reconheceu a relevância do projeto e sugeriu o envolvimento do governo estadual como próxima etapa. O encontro resultou em um plano de ação com três etapas:
– Reunião com o superintendente federal da Pesca em SC, Jean Ricardo Antunes
– Audiência com o governador de Santa Catarina
– Mobilização da bancada catarinense no Congresso Nacional
Ampliação do molhe visa impulsionar a economia da pesca e garantir segurança
O prolongamento dos molhes da foz do Rio Mampituba é considerado essencial para ampliar a segurança da navegação (foram várias as embarcações que encalharam ou naufragaram no local durante os últimos anos) e garantir condições melhores aos trabalhadores da pesca artesanal e industrial. A estrutura atual, segundo os pescadores, já não atende às necessidades de tráfego marítimo com segurança, especialmente em dias de mar agitado.
Além da segurança, a proposta visa gerar impactos positivos na economia regional. O aumento da navegabilidade pode contribuir diretamente para o fortalecimento da atividade pesqueira e da economia local, além de atrair investimentos em infraestrutura portuária e turismo náutico.