Nessa quinta-feira 21 de abril, na oportunidade que visitava o Parque do Balonismo de Torres – a convite dos Deputados Ernani Polo (Estadual) e Deputado Pedro Westphalen (Federal) – a Secretária de Saúde Estadual Arita Bergmann, promoveu um encontro com alguns Políticos (Prefeitos, Vereadores) e representantes de Hospitais Regionais do Litoral Norte.
A demanda por um hospital regional vem sendo debatida com frequência na região de Torres, contando com apoio de políticos da região. Audiência pública foi recentemente realizada com esta pauta. O intuito da reunião desta quinta foi de apresentar a proposta do hospital regional no Litoral Norte para a secretária Arita.
Na ocasião, durante sua fala, a Secretária anunciou que, até o final do ano, a Oncologia do litoral será atendida no Hospital de Osório e que o Hemocentro em breve será aberto em Tramandaí. Outras especialidades como cirurgias cardíacas e traumatologia também já estão sendo planejadas para serem atendidas em Hospitais litorâneos.
Vereador e prefeito celebram avanços
O Vereador de Torres Gibraltar Vidal – Gimi, em seu pronunciamento passou a realidade que existe nas cidades da região, onde a população sofre buscando atendimento que quando ocorre é na Capital, “já é uma grande conquista de todas as pessoas envolvidas nessa luta, das pessoas que estão dentro de suas áreas de ação ajudando a trazer saúde para nossa região. Não podemos e não vamos parar até termos todas as especialidades a um alcance da população”.
Citando fala da própria Secretária Arita, que disse não termos no litoral gaúcho atendimento cardíaco nem tão pouco cirurgias ginecológicas, Gimi se disse feliz de que a movimentação pelo Hospital Regional tenha começado a trazer retorno para Torres e região. “O envolvimento do Vereadores, Prefeitos, Deputados, Secretários da Saúde Municipais, Diretores Hospitalares e demais entidades têm sido de suma importância. Enfim nossa região está conquistando respeito do quesito Saúde. Muito ainda deve ser conquistado, mas já são ótimas notícias”, finalizou o Vereador que é um dos representantes da pauta juntamente com seus pares da Comissão de Saúde entre outros.
Para o prefeito Carlos Souza, é importante planejar em curto prazo dentro de uma estratégia conjunta para diminuirmos o gargalo na demora de atendimento. “Seguimos na luta para encontrar a melhor solução para a população. Nosso papel é buscar formas e maneiras de melhorar a vida das pessoas, estamos de porta abertas para sentar com os hospitais e encontrar com os diretores as melhores oportunidades “. Durante o evento, o prefeito Carlos agradeceu o empenho da secretária Arita no momento difícil que foi o da pandemia, parabenizando pelo trabalho.
Por sua vez, a secretária estadual de Saúde agradeceu todos os profissionais de saúde de Torres da linha de frente, disse que se não fosse os gestores municipais a estatística seria outra, destacando a significância do trabalho em conjunto.