Engenheiro e ex-secretário municipal Carlos Cechin é homenageado com nome de rua em Três Cachoeiras

Na oportunidade os vereadores de Três Cachoeiras também presentearam a família com uma flor como forma de agradecimento aos serviços de Carlos Cechin (In Memorian)

6 de outubro de 2021

Em sessão da Câmara Municipal de Três Cachoeiras realizada na semana passada, foi aprovado projeto de Lei, de autoria da vereadora Elisângela Visintainer Santos (MDB) que denomina uma rua na cidade com o nome do engenheiro, professor e ex-secretário municipal Carlos Cechin (In Memorian) – falecido ano passado. Carlos foi secretário do governo Nílvia Pereira, em Torres (e participou da gestão municipal de vários outros municípios da região, sempre com espírito colaborativo)

Na sessão estavam presentes amigos e familiares do homenageado, que ficaram emocionados com as palavras e histórias que os vereadores de Três Cachoeiras contavam sobre o homenageado. É que Cechin foi também servidor da prefeitura de lá por anos, sendo considerado muito querido por todos seus colegas.  Por isso os familiares agradeceram as vastas homenagens.

Na oportunidade os vereadores também presentearam a família com uma flor, como singela forma de simbolizar o agradecimento por todo trabalho desempenhado pelo Cechin no município de Três Cachoeiras.

 

HISTÓRICO DE CARLOS CECHIN

        Carlos Renato Cechin, filho de Augustinho e Delsa Cechin, nasceu no dia 23 de julho de 1955 em Santa Maria, RS, onde graduou-se em Matemática/Física na Faculdade Imaculada Conceição e em Engenharia Agronômica, na UFSM. Atuou como professor na Escola Cilon Rosa e no Seminário São José, na cidade da Região Central. Aprovado em concurso para atuar na instituição de assistência técnica rural (então chamada Acarpa), mudou-se para Guarapuava, no Paraná, em 1978 e no mesmo ano, casou-se com Maria de Fátima. O retorno ao Estado foi em 1981, onde fixou residência em Rio Pardo até o ano de 1992, quando a família passou a viver em Torres. Profissionalmente, seguiu como professor, atuando também na área de consultoria ambiental e prestando assessoria a diversas prefeituras da região. Iniciou seu trabalho na Prefeitura de Três Cachoeiras no ano de 2005 elaborando projetos ambientais, licenciamentos e assessoria ambiental, em alguns momentos como empresa prestadora de serviços e noutros como servidor em cargo de confiança, onde permaneceu até o ano de 2020, quando precisou se afastar em virtude do agravamento de sua doença.

        Era muito ativo e querido na comunidade, pois sempre buscava executar projetos que resultassem em desenvolvimento e bem-estar às pessoas, sempre com um sorriso no rosto, atendia a todos de forma igualitária, independente de classe social ou partido político. Atualmente, presidia a Sociedade Amigos da Praia de Torres e o roteiro de turismo agroecológico Caminho dos Vales e das Águas.

        Carlos Cechin partiu desta vida no dia 15 de dezembro de 2020, com a certeza do dever cumprido e também com a certeza de que foi por todos muito querido, deixando uma grande lacuna na vida de seus familiares e amigos, que lamentam com pesar a sua ausência. Deixou para todos uma grande lição de amor e dedicação à sua profissão e o cuidado com a natureza, buscando sempre uma boa convivência entre as pessoas e o meio ambiente. Com certeza, seus ensinamentos e a memória da sua trajetória irão se perpetuar na eternidade.

“O tempo passa, as coisas mudam, as dores se aquietam e a vida tem que continuar, no entanto é grande a gratidão por sermos filhos, netos, colegas e amigos do “Cechin” – como era popularmente conhecido”.

        Era um colorado apaixonado pela família, tendo nos netos Isabela, Maria Fernanda, Manuela e Murilo uma fonte de alegria. Pai de Rafael e Roberta, deixou também a nora Gisele, o genro Felipe, os irmãos Sérgio, César e Eliane, e a mãe Delsa.

“O nome de uma rua é algo tão comum que não costumamos questionar sobre as origens ou de quem se trata a pessoa que está sendo homenageada. Os logradouros e espaços públicos também contam histórias de pessoas merecedoras de uma homenagem póstuma, portanto a família do Carlos Renato Cechin, se sentirá honrada em ter o seu ente querido lembrado e agraciado com o nome de uma rua na cidade de Três Cachoeiras, município onde dedicou parte da sua vida profissional e até mesmo afetiva”

 

*apresentação sem edição feita pela Câmara de Três Cachoeiras


Publicado em: Geral






Veja Também





Links Patrocinados