ENTREVISTA – Jovem de 16 anos vence em sua categoria na 3ª rústica do Passo

Erica Schardosim correu 8 KM e recebeu como premio passagem de ida e volta à São Paulo

31 de março de 2019

A Secretaria de Esportes de Passo de Torres cumpriu extensão programação nos esportes de verão culminando com a 3ª. Rústica, modalidade de corrida caracterizada pela diversidade de pistas: asfalto, areia e terra batida. A jovem Érica Schardosim, moradora em Torres, membro da ASCORT – Associação dos Corredores de Torres foi a vencedora da modalide 8 km para jovens mulheres e recebeu como prêmio uma passagem para São Paulo, a fim de participar da Corrida de São Silvestre, no último dia deste ano.
Contente com a vitória, que se soma a um conjunto de prêmios já conquistados, apesar da idade, Erica compareceu à Sucursal de A FOLHA no Passo para falar de sua paixão pela corrida, que interpreta como verdadeiro vício e para agradecer o prêmio recebido de A FOLHA/Radio Passo de Torres. Este prêmio corresponde ao empenho destes polos de comunicação com a mais democrática modalidade esportiva no mundo, que dispensa equipamentos, equipes, grandes exigências técnicas nos seus primeiros passos. A seguir trechos desta entrevista:

A FOLHA/Radio Passo de Torres – Érica, o que você faz, onde mora e como começou a correr?

Érica – Nasci e moro em Torres, onde estudo, cursando o 3º. Ano do Ensino Médio Magistério, antigo Curso Normal, de formação de professores para o Fundamental. Comecei a correr quando tinha de 13 para 14 anos, em disputas no próprio Colégio. Desde então fui encentivada pelo meu Professor de Educação Física e comecei a treinar intensivamente para competições.

A FOLHA/Rádio PT – Você treina todos os dias? Quantos km cada vez?

Érica – Treino quase todos os dias, às vezes não dá, falta tempo, ou o clima não ajuda. Não temos uma pista adequada em Torres, num Ginário coberto. Então tenho que treinar no Condomínio onde moro, ou na praia, ou no calçadão. Não é fácil. E corro entre 5 a 8 km de cada vez, com contagem de tempo, pois não adiante só vencer a distância, mas vencer o tempo… os concorrentes…

A FOLHA/Radio PT – E já coleciona muitas vitórias e prêmios?

Erica – Sim. Vários troféus. Ganhei outro dia uma bicicleta. Foi ótimo. E agora esta passagem aqui no Passo para ir à São Silvestre. Sempre sonhei em participar desta meia maratona e nem pensava que conseguiria ir ainda neste ano. A maratona, como se sabe, desde sua origem nas Olimpíadas da Grécia Antiga tem 43 km. Ainda chego lá… Sou enfim, muito grata à A FOLHA e Radio Passo de Torres pelo prêmio e pela oportunidade que me dão.

A FOLHA/Radio PT – E em Torres já há muitos “corredores”. Você toparia participar mais ativamente aqui na Rádio Passo de Torres para estimular e orientar interessados em “corrida” aqui do Passo?

Erica – Sim, há uns 30 corredores que já participam de competições em Torres. Daqui não conheço ninguém, mas claro, me sentiria muito honrada com esta distinção de orientar novos desportistas daqui do Passo.

A FOLHA/Radio PT – Pois muito bem. Você fica convidada a estar conosco, aqui, toda última segunda feira de cada mês, para falar de suas experiências, das novidades competitivas e para estimular novos corredores no Passo…

Erica – Ótimo. Virei, sim. E trarei meu Professor de Educação Física, que tem sido meu treinador, junto.

A FOLHA/Radio PT – Certo. Combinados. Estaremos esperando. E quando viaja para a São Silvestre e com quem vai?

Érica – Ainda não sei. Nos últimos dias de dezembro. Ainda não conheço São Paulo. Vai ser uma nova experiência. Devo ir com meu namorado.

A FOLHA/ Radio PT – Então, quando decidir , venha buscar a passagem. Será uma honra tê-la com nossa representante na São Silvestre. Boa sorte pra Você e muitas vitórias.

Erica – Muito obrigado por tudo. E parabéns pela iniciativa de A FOLHA e Rádio Passo de Torres pelo apoio á corrida desportiva.


Publicado em: Esportes






Veja Também





Links Patrocinados