Escola de Três Cachoeiras lança projeto sobre a Carta da Terra

Documento reúne princípios fundamentais para o desenvolvimento sustentável, para a paz e cooperação mundiais

25 de outubro de 2020

No Dia do Professor, as educadoras da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom José Baréa prepararam um varal com envelopes presente para os 126 estudantes da instituição. A ação marcou o início do projeto que vai trabalhar a Carta da Terra do 1º ao 9º ano da escola da comunidade de Santo Anjo da Guarda, no município de Três Cachoeiras. Proposto numa conferência mundial sobre meio ambiente no Rio de Janeiro em 1992 e concluído em 2000, o documento Carta da Terra reúne princípios fundamentais para o desenvolvimento sustentável, para a paz e cooperação mundial.

“Este é o primeiro dia desse projeto, que é o lançamento dos 20 anos da Carta da Terra. Cada um que chega aqui na escola hoje vai receber esse envelope”, explicou a educadora Maura da Silva Monteiro, enquanto mostrava o conteúdo: um informativo sobre a campanha Compartilhar é Cuidar – da qual o projeto faz parte -, o livro de literatura infanto-juvenil Nina e a Carta da Terra, uma máscara com a personagem Nina, confeccionada voluntariamente por costureiras da comunidade e um pedaço de bucha vegetal. “O material foi todo em parceria com a ONG Centro Ecológico, que é nossa parceira há muitos anos”, destacou.

A educadora Eliane Pereira assinalou que a ideia do Varal da Carta da Terra é sensibilizar alunos e famílias para a importância da mensagem do documento diante da realidade que estamos vivendo hoje. Para Ana Luiza Meirelles, do Centro Ecológico, a Carta da Terra é uma bússola, “um farol que pode nos guiar neste momento difícil que a humanidade atravessa”.

A escola seguirá com o projeto nas aulas remotas, selecionando os conhecimentos relacionados a temas da Carta da Terra: biodiversidade e sociobiodiversidade, cidadania e direitos humanos, segurança alimentar, água e seus ciclos, consumo sustentável e saúde.

 

A personagem Nina e a Campanha Compartilhar é Cuidar

 

Criada pela professora Adriane Lipert Bittencourt e desenhada pelo ilustrador Osmar Valim Oliveira Junior, Nina é personagem de quatro livros com temáticas socioambientais. O PDF dos livros Nina e os Passarinhos e Nina e a Carta da Terra estão disponíveis para baixar no site do Centro Ecológico.

A campanha Compartilhar é cuidar foi desenvolvida pelo Centro Ecológico durante a Green Action Week  2020. A GAW é coordenada todos os anos desde 2013 pela Sociedade Sueca de Proteção à Natureza (SSNC, na sigla em inglês). Em 2020 foi implementada em 30 países por meio 50 organizações


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados