Uma grande biodiversidade de alimentos, produzida num pequeno espaço urbano em Três Cachoeiras, surpreendeu alunas e alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Élio de Farias Matos, de Mampituba, na manhã de 09 de maio. Acompanhado pelas professoras Luzia Rodrigues da Costa, Maria Scheffer e Vanessa Espindul da Rosa, o grupo visitou o quintal do agricultor Nelson Bellé, do Centro Ecológico.
“Quando a gente chegou lá os alunos disseram: é aqui? E eu disse sim, é aqui. E eles disseram: mas aqui é no Centro, num bairro, a gente não está numa propriedade rural”, recorda Vanessa. Ela destaca que cerca de 90% dos alunos têm propriedades rurais produtoras principalmente de banana, algumas de maracujá, pitaya, ou arroz. Por esse motivo, o cultivo sem agrotóxicos de diversas espécies de plantas vem sendo discutido como estratégia de sustentabilidade das famílias agricultoras. “No caso de algum problema atingir a monocultura, ter ao menos o sustento da família: uma batata-cará, a possibilidade de vender um chuchu, uma batata-doce. Quantidade nem sempre é o que vai assegurar o sustento, mas a qualidade a diversidade, então isso foi fundamental lá na propriedade do (Nelson) Bellé”.
A professora Maria Scheffer explica que em 2024 a turma 101, hoje 201, iniciou uma horta urbana agroecológica. “Prosseguiremos com o projeto em 2025. Além da produção, na metodologia pedagógica, com legumes, verduras, frutíferas, entre outras, vamos implantar as Panc (plantas alimentícias não convencionais), por isso iniciamos fazendo a visita no Bellé”.
A diretora Poliana de Luca lembra que, diante das evidentes mudanças climáticas percebidas pelos estudantes, é preciso compreender que as famílias não podem ficar reféns das monoculturas, como é o caso de Mampituba em relação à produção de banana. “Quando produzo biodiversidade sou capaz de tirar ao menos o sustento da família em caso de uma emergência climática que impossibilite a colheita normal da produção agrícola”.
Oficinas de horta no Angelina Maggi
Na terça-feira, 6 de maio, as professoras do Instituto de Educação Angelina Maggi organizaram a participação de 12 turmas em sucessivas oficinas sobre horta. Ministradas durante o todo o dia por Nelson Bellé e Joaquim Martins, a dinâmica consistiu numa breve conversa com duas turmas por vez em sala de aula.
Depois, as turmas iam para o pátio da escola, onde uma entrava na horta, que é pequena, para plantar, enquanto a outra esperava do lado de fora. A importância do cuidado com as hortaliças e resíduo orgânico que vira composto foram alguns temas abordados nas conversas. Na horta plantaram mudas de alfaces e sementes.