Filme “Rifle” (com presença do diretor) marca encerramento do ciclo de novembro no Cineclube Torres

Cineclube traz o filme “Rifle” e seu diretor Davi Pretto para uma exibição especial nesta sexta-feira, dia 29, às 20h. Já em dezembro o Cineclube Torres vai participar da Semana do Samba com o filme "Quase Samba" de Ricardo Targino, na segunda (dia 2) às 20h,

Cena do filme gaúcho Rifle
28 de novembro de 2024

Uma sessão especial na próxima sexta-feira vai encerrar a oficina cineclubista “Um Certo Cinema Gaúcho de Porto Alegre em Torres”, panorama da recente produção audiovisual gaúcha, projeto apresentado e contemplado pelo Edital Municipal n. 03 – Audiovisual da Lei Paulo Gustavo.  O filme de encerramento, “Rifle” de 2017, será apresentado com a presença em Sala do jovem diretor, Davi Pretto, que atualmente tem o seu mais recente filme, “Continente”, em exibição nos cinemas.

As sessões, com entrada franca, integram a programação continuada realizada na Sala Audiovisual, Gilda e Leonardo, pelo Cineclube Torres, associação sem fins lucrativos com 13 anos de história, em atividade desde 2011, Ponto de Cultura certificado pela Lei Cultura Viva federal e estadual, Ponto de Memória pelo IBRAM, Sala de Espetáculos e Equipamento de Animação Turística certificada pelo Ministério do Turismo (Cadastur), contando para isso com a parceria e o patrocínio da Up Idiomas Torres.

“Um Certo Cinema Gaúcho de Porto Alegre em Torres” é projeto realizado com recursos da Lei Complementar n.195/23 – Lei Paulo Gustavo.

 

Sobre o filme

Protagonista do longa, Dione, é um jovem misterioso que vive com uma família em uma região rural e remota. A tranquilidade da região é afetada quando um rico fazendeiro tenta comprar a pequena propriedade que Dione e a família vivem.

“Rifle”, segundo longa do autor, estreou no 67º Festival de Berlim na mostra Forum e foi vencedor do Prêmio da Crítica, Melhor Roteiro e Melhor Som no 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

“Coração em chamas, mente inquieta, rosto sereno. Dione (Dione Avila de Oliveira) é assim, como um vulcão prestes a explodir na vastidão das coxilhas, irrompendo em meio ao silêncio e à calma que dissimulam sua fúria. “Rifle”, de Davi Pretto, mira esse homem instável como a pólvora ser induzido à ignição em um contexto degradante. Porém, quando Dione explode seu estrondo é bem menor do que o estrago causado por sua vida sem sentido nos campos ao Sul do Brasil.” (Danilo Fantinel, ACCIRS)

 

Em dezembro, Samba em foco no Cineclube

Cena do filme “Quase Samba”

 

A primeira sessão do mês de dezembro, na segunda dia 2, Dia Nacional do Samba, será alusiva a este estilo musical cheio de gingado e melodia que encanta pelas danças e pela execução que exige harmonia e talento de todos os músicos envolvidos na roda.

O filme selecionado é o filme “Quase Samba” de Ricardo Targino, a partir da parceria com a plataforma Taturana, plataforma de mobilização social pela difusão de audiovisuais com conteúdo político social. A exibição integra a 1ª Semana do Samba de Torres, que prevê uma série de atividades e encontros, com a organização da Casa Odara.

Produção brasileira de 2015 o samba aparece num contexto de periferia, com suas problemáticas socioeconômicas, junto a temas como a dignidade feminina e LGBTQIAPN+: Teresa (Mariene de Castro) é uma cantora de samba, que mora na Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro; mãe solteira de um filho pequeno, ela está grávida do segundo filho, e luta para sustentar a família. “Quase Samba” é uma produção da Bananeira Filmes e traz no elenco a cantora e atriz Mariene de Castro, João Baldasserini, Cadu Fávero, além das participações especiais de Arnaldo Antunes e Eron Cordeiro.

 

SEXTA FEIRA, DIA 29 DE NOVEMBRO:
“RIFLE”

O que:
Exibição de “Rifle”, com a presença do diretor Davi Pretto, ficção, 88min., 2017,
Onde:
Sala Audiovisual Gilda e Leonardo ( junto à escola Up Idiomas, Rua Cincinato Borges 420, Torres)
Quando:
Sexta-feira, dia 29/11, às 20h.
Ingressos:
Entrada Franca, até lotação do local (aprox. 22 pessoas).
Projeto realizado com recursos da Lei Complementar n.195/23 – Lei Paulo Gustavo.

 

 

SEGUNDA-FEIRA, DIA 2 DE DEZEMBRO:

“QUASE SAMBA”
Serviço:
O que:
Exibição de “Quase Samba”, de Ricardo Targino, ficção, 82min., 2015.
Onde:
Sala Audiovisual Gilda e Leonardo, junto à escola Up Idiomas, Rua Cincinato Borges 420, Torres
Quando:
Segunda-feira, dia 2/12, às 20h.
Ingressos:
Entrada Franca, até lotação do local (aprox. 22 pessoas).

 

 


Publicado em: Cultura






Veja Também





Links Patrocinados