Hospital Navegantes completa um ano de cuidados na pandemia, mas apoio de torrenses segue fundamental.

Depois de um ano do primeiro caso de Covid-19 ao RS, a realidade é de restrição máxima temporária dos acessos à emergência do Hospital. Os atendimentos ocorrem exclusivamente às pessoas em situação mais crítica, como as que ingressam pelo SAMU.

26 de março de 2021

Torrenses e turistas viverão mais uma Páscoa com a necessidade dos cuidados extremos para o controle da pandemia. Autocuidado, prevenção de aglomerações, uso de máscaras em ambientes públicos e higiene frequente das mãos seguem indispensáveis. “Continua sendo fundamental o apoio da comunidade e a conscientização coletiva”, apelam os profissionais do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes (HNSN).

Depois de um ano do primeiro caso de Covid-19 ao RS, a realidade é de restrição máxima temporária dos acessos à emergência do Hospital. Os atendimentos ocorrem exclusivamente às pessoas em situação mais crítica, como as que ingressam pelo SAMU.

Anúncio 1

“A Associação Educadora São Carlos (AESC), mantenedora do Hospital Santa Luzia, com sua vocação para a acolhida às pessoas em situação fragilizada, adotou protocolos sanitários que promovem a prevenção, o cuidado atencioso e a recuperação, mas é indispensável a consciência coletiva”, alerta Maximiliano das Chagas Marques, diretor-executivo de Saúde Pública da AESC.

“Além disso, busca-se o diálogo contínuo com entidades e gestores para a articulação com o poder público, com vistas a alcançar melhores resultados na complementação da Rede de Atenção à Saúde, e cuidar da melhor forma das pessoas acometidas por essa doença”, complementa o gestor.

Anúncio 2

Em 12 meses, houve muito aprendizado, dedicação e superação por parte das equipes do Hospital Navegantes, com pessoas empenhadas em promover o melhor cuidado com a vida. Poder Público, empresários e voluntários se engajaram nas iniciativas.  Confira algumas das principais ações.

 

LINHA DO TEMPO

 

MARÇO/2020: Apelo à empatia: equipes pedem a adesão das pessoas às medidas de distanciamento. Fotos com o apelo “Fique em Casa” circularam amplamente pelas redes sociais. Crianças das comunidades de São Braz e Porto Colônia fazem desenhos em homenagem aos profissionais do Hospital N. Sra. dos Navegantes.

 

ABRIL/2020: Sociedade civil e poder público se mobilizam. Sesc, Brothers in Arms, Sebeltti e Secretaria Estadual da Saúde (SES) providenciam Equipamentos de Proteção. Panvel contribui com recursos do Troco Amigo Covid-19.

 

MAIO/2020: Esforços da AESC e mobilização da comunidade repercutem na portaria da SES que habilitou os cinco leitos de UTI disponíveis no Hospital, com finalidade de atender a pacientes suspeitos ou confirmados com Covid-19.

 

JUNHO/2020: A empresa Haribo brinda profissionais da saúde de todos os hospitais mantidos pela AESC, entre eles o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, com pacotes de doces.

 

JULHO/2020: O Boticário, de Torres, doa kits pessoas com álcool gel para os profissionais do HNSN.

 

AGOSTO/2020: Frente ao distanciamento social e suas imposições, a saúde mental entra em grande debate. A psicóloga Carolina Dalolli, do Hospital Navegantes, teve artigo publicado em A Folha Torres listando importantes práticas de autocuidado.

 

SETEMBRO/2020: Habilitação de leitos de UTI para pacientes suspeitos e confirmados com Covid-19 é prorrogada.

 

OUTUBRO/2020: Na passagem do Dia Mundial da Saúde Mental, marcado no calendário da Organização Mundial da Saúde, artigo da enfermeira Tairini dos Santos destaca o trabalho multiprofissional realizado na Unidade de Saúde Mental do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes.

 

NOVEMBRO/2020: Dr. Vitor Hugo Zeilmann, urologista integrante do Corpo Clínico do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, destaca em entrevista à Rádio Horizonte, aspectos sobre a saúde do homem, que não pode ser negligenciada nem durante a pandemia.

 

DEZEMBRO/2020: AESC informa a população sobre a estrutura do Hospital e incentiva o autocuidado na estação mais quente do ano, com a campanha Verão com Saúde, integrando o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes.

 

JANEIRO/2021: Após meses de trabalho intenso, as vacinas começam a ser aplicadas nos profissionais da saúde, levando esperança para quem atua no Hospital. Os treinamentos para atender pacientes Covid-19 seguem nos bastidores.

 

FEVEREIRO/2021: Hospital celebra vitórias de pacientes que deixam a UTI, conquista mais 5 respiradores com apoio da Secretaria Estadual da Saúde e municípios da região e reabre 15 leitos na Enfermaria para atender pacientes com quadro moderado de Covid-19.

 

MARÇO/2021: No pior momento na história da pandemia no Rio Grande do Sul, profissionais seguem empenhados.

Anúncio Slider
Anúncio Slider

Publicado em: Saúde






Veja Também





Links Patrocinados