Na sexta-feira passada, 7 de fevereiro, o projeto de execução das redes coletoras da Bacia 8 com a execução de EEBs (Estação Elevatória de Bombeamento) foi tema de reunião realizada no Gabinete do Prefeito de Torres. Este projeto consiste na execução do sistema de esgotamento sanitário da bacia 8, onde está localizada os bairros Igra Sul, Curtume, São Francisco.O encontro teve a participação do Prefeito, além da presença de diretor de Expansão da Corsan, Júlio Eloi Hofer, de técnicos da Prefeitura e da Corsan (local e de Porto Alegre).
A obra a ser realizada pela Corsan é uma antiga demanda da população, e deverá repercutir em grande melhoria para os moradores. Vários deles participaram da reunião. “Todo o esgoto da região deverá ser coletado e enviado para a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto). Por tratar-se de obra de saneamento básico está diretamente ligada à saúde pública, pois todo o esgoto da região será coletado e enviado para a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto)”, explica a Prefeitura de Torres.
Os tramites do processo licitatório já se encerraram, e a vencedora da licitação foi um consórcio de Construtoras (GM – Grimom e MGM) através do contrato 013/2020. Conforme a municipalidade, o investimento previsto será na base de quase R$ 8 milhões (R$ 7.981.000,00 – investimento da Corsan via BNDS). “A emissão da ordem de início do contrato será dada nas próximas semanas possibilitando à empresa que comece a mobilização, com a construção do canteiro de obras, transporte de material e equipamentos etc .O cronograma previsto é de 24 meses para execução”.
Serão executados 17 km de redes coletoras e duas EEBs para atender toda a região. Está sendo elaborado um termo de convênio entre a Prefeitura e Corsan para execução de melhorias na infraestrutura da praça ao lado da Escola Estadual José Quartiero, onde está previsto a execução da EEB 8.2
Ainda neste encontro, também foi discutido detalhes do projeto do sistema de esgotamento sanitário da Bacia 7 (bairro Guarita), sendo este o próximo aporte de investimento em saneamento que a Corsan fará no município no futuro. Conforme os técnicos, o saneamento básico é definido como um conjunto de serviços. Ele abrange abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, manejo de resíduos sólidos e drenagem das águas pluviais.
Com informações de Prefeitura de Torres