O Ministério de Portos e Aeroportos editou nesta segunda, (02/09), as portarias nº 422/2024 e 423/2024 que atribuem à Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) a operação e exploração dos Aeroportos de Torres (SSTE) e de Canela (SSCN), no Rio Grande do Sul. “O investimento federal nos aeroportos do estado é uma ação efetiva para que o transporte aéreo amplie alternativas em todo o território gaúcho”, enfatizou o ministro da Reconstrução do RS, Paulo Pimenta.
Conforme a Secretaria para Apoio à Reconstrução do RS, a transição operacional dos aeroportos – do Estado do Rio Grande do Sul para a Infraero – deverá ser concluída no prazo de até 120 dias a partir da publicação das portarias.
Enquanto isso, segundo a mesma Secretaria para Apoio à Reconstrução do RS, as obras de recuperação no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, estão na reta final. “A previsão é que o terminal volte a receber voos domésticos no dia 21 de outubro, com um total inicial de 50 voos diários (350 por semana) entre 10h e 22h. “As companhias aéreas Azul, Gol e Latam confirmaram a retomada de seus voos e já abriram as vendas de bilhetes”.
Representantes da Infraero estarão em Torres na segunda (09)
Na próxima segunda-feira, 9 de setembro, às 15h30min, representantes da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) estarão em Torres para tratar dos últimos ajustes sobre o início das obras no Aeroporto Regional de Torres para que ele possa operar. Prefeitos do Litoral Norte foram comunicados através de informação oficial da Infraero junto à Associação dos Municípios da região. A Amlinorte, presidida pelo prefeito de Maquiné, João Marcos Bassani dos Santos, é a entidade que deve coordenar o evento.
O presidente da Infraero, Rogério Barzellay, salienta que o recebimento das outorgas (dos aeroportos de Torres e Canela) faz parte do compromisso do governo federal, via Ministério de Portos e Aeroportos e da Infraero, na retomada do movimento aéreo do Rio Grande do Sul, por meio do desenvolvimento de sua aviação regional.
Vários capítulos recentes na busca para maior utilização do Aeroporto de Torres
Após as enchentes de maio – que assolaram Porto Alegre e o Aeroporto Salgado Filho – a Secretaria de Reconstrução havia planejado (e anunciado) investimentos significativos para melhorar a infraestrutura de terminais estaduais, incluindo o de Torres.
No final do mês de junho, o governador Eduardo Leite -durante visita ao próprio terminal aeroportuário torrense – havia anunciado investimento de até R$ 9 milhões para melhorias no Aeroporto Regional de Torres.
Na sequência das negociações em prol da viabilidade dos terminais aeroportuários, no dia 12 de julho, ocorreu a transferência da gestão do Aeroporto de Torres – bem como do Aeroporto de Canela – do Estado do RS para a União. Agora (começo de setembro), com a resolução dos trâmites burocráticos, a operação e exploração foi oficialmente repassados a Infraero.
No começo de agosto, o Governo do Estado do RS concluiu as obras de revitalização do Terminal de Passageiros do Aeroporto de Torres, no Litoral Norte. Antes disso, o governo gaúcho havia contratado uma consultoria técnica especializada para avaliar as obras essenciais para os aeroportos regionais. Conforme reportagem da GZH (publicada cerca de 20 dias atrás) o investimento necessário na próxima etapa seria de R$ 1,69 milhões, com a maior parte desse valor, R$ 788,22 mil, sendo alocada para a melhoria da pista.
Estes investimentos são considerados cruciais para garantir que os aeroportos regionais possam atender à demanda extra causada pela suspensão das operações no aeroporto Salgado Filho, além de preparar o Estado para “eventuais próximos eventos extremos”.
Estima-se que, em Torres, as aeronaves poderão transportar – já no primeiro momento após as melhorias necessárias– até 72 passageiros por viagem. Em mais longo prazo, voos com aeronaves maiores (Boeing e Airbus, com até 165 passageiros) são previstos. As operações, porém, dependem da oferta por parte de empresas aéreas.