Inmet divulga ‘alerta laranja’ de perigo para o Litoral Norte do RS em decorrência de onda de calor

Onda de calor é ainda mais crítica em boa parte do território gaúcho, que recebeu Alerta Vermelho de ‘Grande Perigo’.

FONTE - Inmet
10 de fevereiro de 2025

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) divulgou dois avisos meteorológicos alertando para uma intensa onda de calor que atingirá o Rio Grande do Sul nos próximos dias. Durante esse período, os termômetros registrarão temperaturas elevadas, podendo ultrapassar os 5ºC acima da média por um intervalo de três a cinco dias.

O Aviso Meteorológico laranja que engloba o litoral norte do RS (incluindo Torres e região) iniciou às 10:00 desta segunda-feira (1) indica” risco à saúde”, com temperaturas 5° acima da média por período de 3 a 5 dias. Ele vale até às 18:00 desta terça-feira (11).

O segundo aviso laranja, que também contempla as mesmas condições de temperatura acima da média, vale para a Serra gaúcha, municípios mais ao norte do estado e boa parte de Santa Catarina – sendo que vigora até às 16:00 de terça (11).

 

Alerta vermelho para POA e boa parte do RS

 

Já o alerta, de “Grande Perigo”, será mais prolongado, iniciando-se às 11h do dia 5 de fevereiro de 2025 e permanecendo ativo até 20h do dia 10 de fevereiro de 2025. Neste caso, as altas temperaturas persistentes por mais de cinco dias podem trazer impactos severos para a população, aumentando os riscos de desidratação e agravamento de doenças crônicas.  A área deste alerta vermelho se estende desde a Fronteira (mais a Oeste), as regiões central os vales do RS e a região metropolitana de Porto Alegre.

 

Riscos e recomendações da Defesa Civil

 

Segundo o INMET, essa onda de calor representa um perigo significativo para a saúde, especialmente para idosos, crianças e pessoas com doenças crônicas. O calor excessivo pode causar desidratação, insolação e até complicações cardiovasculares. Para minimizar os impactos, recomenda-se:

 

Beber bastante água e manter-se hidratado;

Evitar exposição ao sol nos horários mais quentes do dia;

Usar roupas leves e claras;

Manter ambientes bem ventilados;

Evitar atividades físicas intensas em horários de pico de calor.

Em caso de emergência, a Defesa Civil pode ser contatada pelo telefone 199.

 


Publicado em: Geral






Veja Também





Links Patrocinados