Mais de 10 mil bitucas de cigarro e resíduos de plástico são recolhidos em mutirão de limpeza em Torres e no litoral

Segunda edição do Ação Lixo Zero ocorreu no domingo(08) em 5 praias do litoral gaúcho (e mais uma no extremo sul de SC), contando com a participação de cerca de 200 pessoas

FOTO: Ação em Torres teve também abraço simbólico em prol do meio ambiente (Fonte: Praia Limpa Torres)
10 de março de 2020

Novamente,as bitucas de cigarro foram o tipo de resíduo mais recolhidos na Ação Lixo Zero, realizada no domingo (08) em 5 praias do litoral Norte Gaúcho e outra no extremo Sul de Santa Catarina. No total, os voluntários que participaram do evento recolheram 7006 bitucas, material tóxico deixado pelos fumantes na areia.

Aproximadamente 200 pessoas participaram do mutirão de limpeza – realizado em Torres (na Praia da Cal), Arroio do Sal, Atlântida Sul, Imbé e Cidreira – além de Balneário Gaivota (no extremo sul de SC).

Além das bitucas, em segundo lugar (no ponto de vista quantitativo) apareceram os resíduos e embalagens de plástico – outro grande vilão das praias e oceanos – com 3551 itens recolhidos. O terceiro tipo de lixo mais recolhido foram os pedaços de papel, com 782 unidades recolhidas. Outros itens inusitados foram encontrados pelos voluntários, como fogos de artifício, resistência de geladeira, limpador de para-brisas de carro, tapete…

Esta foi a segunda edição da Ação Lixo Zero – sendo que a primeira havia ocorrido em janeiro de 2019, quando as bitucas já haviam sido os resíduos mais encontrados. Os  projetos envolvidos no mutirão de limpeza e educação ambiental foram o Projeto Praia Limpa Torres, Praia Limpa Gaivota, Eco Surf (Arroio do Sal e Cidreira), Mutirão Rosa dos Ventos (Atlântida Sul) e Eco Imbé

 


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados