Moveleiros de Torres renovam contratos de destino de resíduos das fábricas

Sermov optou por manter postura de respeito ao meio ambiente como diferencial perante sociedade e clientes

Integrantes da Associação reunidos na posse da nova diretoria
1 de outubro de 2018

Reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, a Sermov (Associação da Indústria Moveleira de Torres) nesta semana anunciou a renovação, por mais um ano, do contrato que possui com a Duratex (fábrica de painéis de MDF em Taquari-RS). A associação torrense possui esta parceria para gerenciar a captação e destino dos resíduos do processo de fabricação de móveis desde 2009, quando foi feita a assinatura do primeiro contrato.
Conforme a renovação, o serviço irá manter o controle e a gestão do destino ecologicamente correto das aparas e pontaletes de painéis de MDF (sobra de painéis crus) das fábricas associadas no município. Para se ter uma ideia do processo, a cada dois meses são enviados para o descarte, captados aqui no município, em torno de 60m³ (60 mil litros) de resíduos oriundos dos serviços prestados pela parceria Duratex/Sermov para destinar o lixo do processo das fábricas. Outro contrato, este com a Colix (Empresa de Coleta de resíduos situada em POA-RS) também foi renovado, onde a mesma recolhe resíduos sólidos “Classe I” produzidos pela mesma associação, também aqui em Torres.
Na visão dos empresários sócios da Sermov, “o desafio de ter de uma gestão moderna e de sucesso junto aos clientes tem que priorizar a sustentabilidade ambiental, através do controle dos efeitos de sua produção, para que o meio ambiente não seja prejudicado por conta da má gestão do processo de descarte dos resíduos”.

Nova diretoria para o próximo ano

No dia 18 de setembro passado, em jantar festivo, a Sermov empossou sua Diretoria para o Biênio 2018/2019. A nominata ficou assim constituída: Presidente: Marcio Santini dos Santos; Vice Presidente: Marcos Roberto Vitorino Pinho; Secretário: Eloi Pereira dos Santos; Tesoureiro: Renato Ronconi. Conselho Fiscal: Sergio Webber Rodrigues e Deonézio dos Santos Goulart.

Uma associação que visa cooperação e progresso

Em 2009 iniciou no setor moveleiro de Torres, um trabalho voltado para a profissionalização, organização e desenvolvimento das empresas do setor locais. Foi quando surgiu a Sermov – Associação da Indústria Moveleira de Torres. Desde lá, já como entidade de classe empresarial, a associação tem participado em eventos e projetos de interesse do segmento e do setor produtivo local como, por exemplo: a 1ª Mostra do Mobiliário do Litoral Norte; a MOB-Mostra de Mobiliário; a Mostra de Arquitetura e Decoração; 1ª e 2ª FIT- Feira da Indústria de Torres; e a 1ª Edição da MEST Torres.
A Indústria Moveleira torrense tem caraterística peculiar. É que, em sua maioria, o segmento é formado de empresas tradicionais que produzem móveis sob medida, com projetos específicos para cada necessidade que o cliente busca.
Atualmente a Sermov possui 19 associados ativos, gerando em torno de 260 empregos diretos, impulsionando com isso o desenvolvimento sócio econômico da cidade de Torres.

 


Publicado em: Meio Ambiente






Veja Também





Links Patrocinados