Diálogos e Práticas sobre Alimentação Saudável e Produção Orgânica é nome do curso que o Espaço Arte e Vida estará sediando até o dia 8 com o objetivo de incentivar o consumo alimentos sem agrotóxicos, transgênicos e adubos químicos cultivados pelos agricultores e agricultoras ecologistas do Litoral Norte do Rio Grande do Sul e Sul de Santa Catarina.
O primeiro encontro foi uma palestra de Ana Luiza Meirelles na noite de segunda-feira, 30 de agosto. A agrí´noma contou como os venenos passaram a fazer parte da dieta da população mundial a partir do término da Segunda Grande Guerra e porque optou pelo trabalho com a Agricultura Ecológica: Minha porta de entrada foi buscar alternativas para que os agricultores e agricultoras pudessem permanecer no campo produzindo alimento saudável para os consumidores.
Subsidiada por estudos científicos e pelos resultados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos nos Alimentos (PARA) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), divulgados em junho deste ano, Ana Luiza explicou porque os agrotóxicos não são bons. A essa questão acrescentou os alimentos com transgênicos, que apesar da exigência do Decreto 4.680 de 2003 até hoje não são rotulados. Por fim, apresentou os benefícios para a saúde individual e planetária oferecidos pelos alimentos ecológicos. Durante a conversa outros assuntos foram abordados e alguns desmitificados, como o uso do cloro na água para tirar agrotóxicos dos vegetais: Dá para usar, vinagre, limão, bicarbonato – para limpar-, mas cloro não, que é químico. E o agrotóxico não sai dos alimentos. O filme plástico e os detergentes são outros vilíµes para quem quer uma vida saudável e para saber mais sobre eles Ana Luiza recomendou o vídeo O Futuro Roubado, produzido pela BBC de Londres.
Receitas com produtos saudáveis
O segundo encontro do grupo foi uma aula prática de culinária na quarta “feira, 1 º .Combinando ingredientes ecológicos, Jaqueline Schinofre e Clédia Candido prepararam uma refeição saborosa e saudável: Uma torta de legumes e arroz integral como acompanhamento foi um dos pratos ensinados no encontro.
Muitas pessoas perguntam como fazer o arroz integral, por isso optamos por mostrar como se faz esse prato tão básico e fácil, disse Clédia.
As receitas serão divulgadas neste jornal.
Diálogos e Práticas sobre Alimentação Saudável é uma promoção da Cooperativa de Consumidores EcoTorres.