Nesse abril de tempos tortuosos, coisas boas acontecem em Torres. Nada mais gostoso do que amar e dizer desse amor a quem amamos. E quem amamos ou o quê amamos deseja saber desse amor. Estão de Parabéns os Comendadores da 16 ª. Comenda do Amor Perfeito da APAE/Torres pela feliz escolha do tema da festa desse ano. Do convite í lembrança tudo falou da nossa cidade. Desde a frente da SAPT onde estava um balão inflado respirava-se Torres. Na recepção onde obras de artistas locais estavam expostas o tema era Torres e suas belezas naturais. A decoração das escadas de acesso, dos vãos livres e do salão era Torres. A música de abertura uma grande declaração de amor por Torres, porque Batismo de Sal, do inspirado e saudoso Leonardo, é o verdadeiro hino de Torres, mesmo que não seja o oficial. Torres foi saudada, festejada, louvada em todos os momentos e em todas as minúcias, numa verdadeira manifestação de amor declarado. A gurizada da Téia fez bonito, muito bonito. Até a sobremesa foi de grande inspiração, porque nada mais delicioso ao final de uma boa refeição do que um gostoso sorvete e nada mais torrense do que um sorvete Gela Goela, nascido e produzido em Torres e há quase trinta anos sendo vendido naquela pequena lojinha ali na Praça XV, o Coração de Torres. E é disso que a cidade precisa. í‰ disso que todos nós precisamos: sermos capazes de amar e dizer Te amo! tanto em palavras quanto em gestos.
Nesse abril de tempos tortuosos, amanhecer no início da semana com um sol brilhantemente dourado e um céu esfuziantemente azul é tudo que podemos desejar. Ouvir a previsão do tempo de que os dias serão secos e teremos pouco vento é mais do que poderíamos almejar, porque nesse final de abril os balíµes voltarão a serem inflados e colorirão o nosso céu alegrando a nossa paisagem litorânea. Minha netinha iluminou-se ao descobrir pequenos balíµes fixos aos postes de energia elétrica. Vibrou mais ainda quando no retorno as escola contou-me que ela e todos os seus colegas de classe foram para a escada ver dois balíµes que “ Já estavam voando no céu, vovó, e hoje é só quarta-feira! Já pensou quando estiverem os quarenta balíµes enfeitando o céu? Vovó, eu adoro o balonismo. Como eu gosto de Torres! numa manifestação de amor declarado e incontido no seu coraçãozinho de criança.
Nesse abril de tempos tortuosos é bom, é muito bom viver e amar em Torres. Balão pode ser um símbolo emblemático da cidade. Os cariocas desenham as calçadas de Copacabana em tudo: camisetas, cangas, sandálias e chinelos, louças, cabos de talheres e um sei mais de coisas que os turistas levam de lembrança. Uma vez, a pedido de um Prefeito desenhei calçadas para Torres com seres marinhos, fosse hoje, desenharia calçadas com balíµes estilizados, com traços rápidos e urgentes e espalharia nas calçadas de pedras de toda a beira-mar e de toda a cidade, porque além de amar Torres, de admirar quem também a ama eu não deixo de ser uma grande sonhadora. Um dia talvez a gente consiga eleger um Prefeito empreendedor e que entenda o coração dos artistas e dos amantes de Torres. Até lá, deixo Parabéns a quem sabe declarar seu amor, aos Comendadores da APAE, aos artesãos que fizeram com carinho os balíµezinhos que estão nos postes, aos balonistas que voltam todos os anos em abril, independente das previsíµes do tempo e enchem de magia os nossos amanheceres de céu azul e enchem de fogo ardente e luminoso uma noite especial. Abril, em Torres, é muito, muito bom!