APAE de Torres inaugura

10 de dezembro de 2009

Prédio novo e reforma de dois blocos marcam

   os 32 anos da entidade    

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Torres (APAE) completou em novembro 32 anos de história, que foram marcados com a inauguração, na sexta-feira (4/12), das novas e modernas instalaçíµes. A entidade inaugurou o novo prédio (Bloco C), que abriga o Refeitório e as Oficinas de Artesanato e de Atividades da Vida Diária, e a reforma feita no prédio da Escola Recanto Alegre e do Centro de Eventos (blocos A e B). O novo bloco e as reformas realizadas darão maior conforto e contribuirão para o bem-estar dos portadores de deficiência e de todos que utilizam esses espaços, destacou o presidente da APAE, Alexandre de Rose.

 

A solenidade contou com a participação da diretoria do triênio 2008/2010, de alunos e pais, e de profissionais e autoridades municipais e estaduais. Também houve a apresentação da Banda Marcial da APAE Torres e do grupo de alunos Unidos pela Arte. Atualmente, a entidade oferece atendimento na área Escolar, Clí­nica e de Inclusão Social a 223 pessoas com deficiências, na faixa etária de 0 a 50 anos, e tem 43 funcionários.

   

Iniciativa da fundação da APAE   foi do Lions Clube de Torres

   

A fundação da APAE foi em 17 de novembro de 1977 através da iniciativa do Lions Clube de Torres e pais e amigos, com o objetivo de criar e manter uma escola para atender pessoas portadoras de deficiências, visando promover a educação, reabilitação, profissionalização e integração social. Inicialmente, a entidade ocupou imóvel alugado, próximo ao Hospital Navegantes, e, em 1980, a Prefeitura de Torres fez a doação de um terreno com 2.070 metros quadrados na avenida do Riacho, 207. No local foi construí­do o prédio da Escola de Educação Especial Recanto Alegre. A obra foi iniciada pelo casal Valdemar e Tereza Chaves Barcellos.

 

Com o auxí­lio do poder público municipal, estadual e federal, além do auxí­lio da comunidade, diversas melhorais e ampliaçíµes foram realizadas. Assim, a sede da APAE foi crescendo: recebeu Sala de Fisioterapia, írea Terapêutica, Pavilhão para Eventos, Sala de Ludoterapia, Pavilhão para Cozinha, Refeitório, Sala de Artesanato e Sala para Atividades da Vida Diária, entre outros espaços. O resultado do empenho da comunidade é uma área construí­da de 1.451 metros quadrados, com instalaçíµes modernas e adequadas para o atendimento especializado.

   

 Pioneirismo no credenciamento ao SUS

   

Em 2005, a APAE de Torres foi pioneira no Rio Grande do Sul a ser credenciada pelo SUS, através da Secretaria Estadual de Saúde, o que vem contribuindo para a sua auto-sustentabilidade. Ela também recebe apoio financeiro de instituiçíµes locais e de pessoas da comunidade para dar continuidade í s suas atividades e conta com a participação de membros voluntários na composição de suas diretorias e nas açíµes desenvolvidas. Um dos eventos tradicionais em prol da APAE é a Comenda do Amor Perfeito, cujo próximo jantar baile será realizado no dia 24 de abril de 2010, na SAPT. Interessados em patrocinar o evento podem contatar o coordenador Alexandre Boaventura Trajano: (51) 9678-3991.


Publicado em:






Veja Também





Links Patrocinados