Casuarinas doentes da Guarita serão substituídas por espécimes nativas da região
A Prefeitura de Torres, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, está realizando mais uma ação no Parque da Guarita. A ação faz parte do projeto de revitalização do parque e se resume a substituição das casuarinas mortas por árvores nativas, como Capororoca, Aruera e Capororocão. A causa da supressão é um fungo que atacou as casuarinas. Serão 21 casuarinas mortas suprimidas, e mais uma quantia já contaminada com o fungo.
Conforme nota da SMMAM, o Projeto de Revitalização busca transformar o parque num dos mais potentes atrativos turísticos da cidade, ressaltando os aspectos naturais como objeto de captação de diversos segmentos, entre eles: de pesquisa, de observação de aves, estudantil, de lazer, de ecoturismo e de esporte aventura.
Equipamentos turísticos
Para isso, estão previstos no projeto a regeneração das áreas degradadas; criação de espaços de lazer e educação ambiental para o público visitante e moradores locais; transformação do prédio do antigo restaurante em um espaço Museu e Bistrí´; revitalização do Pórtico de entrada; realização de atividades que contribuam para preservação ambiental.