Chimarrão integra família, paciente e colegas nas terapias do CAPS de Torres


O chimarrão é uma tradição gaúcha que acompanha pessoas no campo e na cidade. í‰ um momento descontraído no qual vai se sorvendo o mate; a cuia de mão em mão; o som do violão e o pessoal jogando conversa fora ou resolvendo todos os problemas do mundo. Devido a esta característica social, o Centro de Atendimento Psicossocial Renascer (Caps) inclui a realização da Roda de Chimarrão no tratamento dos pacientes com transtornos mentais e dependência química.
Conforme a coordenadora de dependência química do Centro, a pedagoga Silvia Alves, além de oferecer tratamento não-intensivo, semi-intensivo e intensivo o Caps busca inserir novamente os pacientes na sociedade realizando açíµes de socialização. Cerca de 40 pessoas participam da Roda de Chimarrão. Associado ao momento do Chimarrão, os pacientes apresentaram interpretaçíµes dos trabalhos realizados nas oficinas culturais, a partir da releitura de contos infantis. Os pacientes utilizaram na apresentação fantoches produzidos nas oficinas de artesanato. A Roda de Chimarrão é realizada uma vez ao mês e integra pacientes, familiares e profissionais Caps.
Dependência química e transtornos mentais
O Centro de Atendimento Psicossocial de Torres (Caps Renascer) atende, em média, 800 pacientes por mês, entre adultos e crianças, com transtornos mentais e dependência química. A maioria dos pacientes atendidos pelo Caps está entre os 18 e 49 anos, sendo que 70% são mulheres e 30% são homens. Entre os homens, 81% buscam o serviço em função da dependência química e entre as mulheres essa causa é de apenas 19%, pois entre elas o serviço é mais procurado devido a transtornos mentais. As drogas mais usadas pelos pacientes do serviço são: álcool, 44%; crack, 24%; medicamentos e maconha com 12% cada uma; e cocaína 8%. Além disso, 45,90% dos pacientes trabalham, 43,90% não trabalham e 0,80% são aposentados.
Para isso, conta com uma equipe interdisciplinar que faz atendimento psicológico, pedagógico e psiquiátrico individual, terapias em grupos, atividades lúdicas, visita domiciliar, apoio í família, atividades educativas e oferece oficinas de música e artes plásticas. A equipe do Centro de Atendimento Psicossocial é formada por psiquiatra, psicólogas, assistente social, enfermeira, pedagogas, auxiliar de enfermagem, artista plástico, artesão, auxiliar de serviços gerais, merendeira, recepcionista e um agente administrativo. O Caps está localizado na Avenida do Riacho, e o horário de atendimento é das 8h í s 21h, de segunda í sexta-feira, com intervalo das 12h í s 13h. O telefone é 3664-1411, ramal 440 e 441.