COMO USAR A ALIMENTAí‡íO A SEU FAVOR NO VERíO
Saiba como os alimentos e seus nutrientes podem influenciar na sua saúde no verão. Segue abaixo algumas dicas:
Cabelos
No verão os cabelos estão expostos a agressíµes como sol, cloro, sal. Nesta época é muito importante uma dieta equilibrada, rica em nutrientes antioxidantes, vitaminas e minerais para manter os cabelos saudáveis.
Inclua na dieta alimentos fontes de:
– vitaminas A e E: algas, gérmen de trigo e óleos vegetais, de ação antioxidante nutrem o fio, potencializam o crescimento e combatem a ação dos radicais livres, que podem causar a perda do viço.
– vitaminas do complexo B: grãos (feijíµes, ervilhas, soja), nozes, legumes, cereais integrais.
– magnésio: cereais integrais, vegetais verde-escuros, melado de cana, sementes oleaginosas e abacate, auxiliam na renovação celular.
– zinco: feijão, soja, lentilha, nozes, sementes e cereais integrais, importantes para a síntese de proteína que é a base do fio de cabelo.
Pele
O sol e o calor exigem maiores cuidados com a pele. Entre os cuidados necessários está a escolha de alimentos que garantam a saúde e a proteção da pele. Prefira sempre os alimentos orgânicos livres de agrotóxicos e contaminantes químicos.
Alimentos fontes de antioxidantes melhoram a aparência da pele e previnem contra enfermidades e danos causados pela exposição solar.
Inclua diariamente no cardápio de verão:
– gérmen de trigo, rico em vitamina E, suco de uva e chá verde, fontes de flavonóides antioxidantes.
– azeite de oliva extravirgem que é fonte de gorduras boas e antioxidantes.
– líquidos para manter a pele hidratada, limpa e com aparência saudável. O ideal é consumir 35ml de água por kg de peso.
Uma novidade neste verão são os FOTOPROTETORES ORAIS, que são cápsulas que evitam a formação de manchas escuras na pele (sinais ou manchas senis). Além disso, eles também reduzem a formação do vermelhão da pele que é exposta ao sol, ajudam a prevenir o câncer de pele, a degradação do colágeno, a formação de rugas, e ainda garantem um bronzeado bonito.
Herpes
Os raios solares em excesso fragilizam o sistema imunológico, abrindo caminho para o vírus do herpes se manifestar.
– Evite o sol forte e sempre que for í praia ou í piscina use protetor labial e solar.
– Beba bastante líquido para manter hidratada a pele e a mucosa da boca.
– Aumente a ingestão de vitamina C, presente em frutas e sucos de fruta, de preferência orgânicos, nutriente que reforça as defesas do organismo.
– Alimente-se bem, privilegie frutas, verduras e cereais integrais, fontes de nutrientes que estimulam o sistema imunológico.
– Pratique exercícios regularmente e durma o suficiente para aliviar o estresse.
Pesquisas têm apontado que os alimentos fontes de vitamina B, como os grãos integrais, levedo de cerveja e as leguminosas (feijão, ervilha e lentilha) e a lisina, encontrada no arroz integral, na quinua e na soja, devem fazer parte da dieta de verão para os que têm tendência a esse tipo de problema
Quem tem herpes deve evitar alimentos ricos em arginina como as oleaginosas (amendoim, nozes, castanhas).
Fungos (Micoses e candidíase)
Para combater os fungos comuns no verão inclua na alimentação o óleo de coco, que é fonte de ácido caprílico e ácido láurico, que combatem o crescimento de fungos e estimulam o sistema imunológico.
Diminua o consumo de açúcar e alimentos refinados que são os alimentos preferidos dos fungos. Evite também os alimentos "mofados" como queijos e cogumelos.
Cãibras musculares
Causadas pelo excesso de exercícios e jogos ao ar livre. Conseqí¼ência de esforços excessivos e desidratação, que leva ao desequilíbrio de eletrólitos.
Sódio, cálcio e potássio são os principais eletrólitos perdidos durante os exercícios, quando suamos.
Os alimentos como frutas desidratadas (banana passa, damasco), água de coco, feijíµes são boas fontes de potássio; o gergelim e os vegetais verde-escuros como a couve têm grandes quantidades de cálcio.
Os isotí´nicos devem ser usados por quem pratica esportes ao ar livre e que sofre grande perda de suor.