EDITORIAL – GUERRA LIGHT

15 de outubro de 2012

 

O ex-ministro do governo Lula José Dirceu foi condenado como chefe do Mensalão, o maior esquema de corrupção descoberto no Brasil e o primeiro grande golpe do Colarinho Branco que condena os réus em última instância na nação. O esquema estampa para a sociedade os poríµes do Partido dos Trabalhadores. Mostra que o governo Lula, eleito em 2002, montou dentro do governo e dentro do partido de comando um esquema milionário de desvios de dinheiro público, corrupção e manipulação das decisíµes governamentais para comprar congressistas mal intencionados, que trocaram dinheiro por votos.

O julgamento que condena petistas um a um, a cada dia, aconteceu durante o perí­odo de eleição municipal. O ex- presidente Lula afirma que o PT teve sua melhor eleição de todos os tempos justamente por manter o crescimento do partido no meio de tantas acusaçíµes sérias í  agremiação e a seu antigo governo.   Já o governador do RS Tarso Genro reclama. Perguntado pela colunista de Zero Hora na segunda-feira sobre a influência da votação do   Mensalão no perí­odo de pleitos municipais, Tarso disse que o PT poderia ter ido muito melhor. E esbravejou afirmado para a mesma colunista que pessoas de seu partido estão sendo linchadas diariamente pela sociedade sem direito de defesa. Ora, que defesa teriam os réus a mais do que terem sete anos para esperar e se preparar para um julgamento especial, feito para pessoas com foro privilegiado?   Por que a sociedade estaria linchando os réus, já que eles estão sedo condenados um a um, por um colegiado de juí­zes de primeira linha escolhidos na maioria por seu partido, o PT?

A oposição do PT no Brasil é pequena e composta de partidos pouco guerrilheiros. São agremiaçíµes que trabalham em fatos, julgam coisas públicas, condenam atitudes que se estampam, tão somente as que estampam. E é por isso que se pode achar que o movimento da sociedade de condenação do PT no caso do Mensalão, em final de julgamento, foi e está sendo   de certa forma amena, light, quase diet.   Imaginem se estivesse ocorrendo o contrário? Imaginem como seria se quem tivesse nos bancos dos réus fosse os   polí­ticos do PSDB, oponente principal do PT na polí­tica brasileira? Imaginem o carnaval que o partido vermelho da estrela amarela faria? Provavelmente um golpe de Estado estaria na iminência.   Com certeza o presidente venezuelano Hugo Chaves e seus parceiros latinos estariam, inclusive, apoiando movimentos golpistas dos petistas no Brasil. Provavelmente o tucano seria fantasiado de demí´nio. Mares vermelhos de pessoas gritando estariam nas ruas pedindo a deposição do presidente do PSDB no poder, ou não?

Definitivamente o PT se mostrou o partido onde o roubo foi institucionalizado e planejado para ser um produto não perene , pelo menos no perí­odo onde foi flagrado. O PT mostrou, inclusive, que operou um certo OP ( Orçamento Participativo) na corrupção. Roubou e dividiu o dinheiro com os companheiros, de Brasil, de Estados e de Municí­pios. Muitas campanhas em municí­pios ainda nos dias de hoje podem ter sido financiadas pelo esquema.

Portanto a sociedade brasileira está sendo amena e até permissiva, quase que promí­scua consigo mesma na questão da condenação do PT. O brasileiro estampa que é um povo pací­fico e os partidos de oposição mostram que são aguerridos, mas não são guerrilheiros como o réu que está sendo condenado.  


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados