Em Torres também háproblemas no trãnsito de veí­culos nas saí­das e entradas das escolas

25 de março de 2010

Por: Regina Neves

     

A fila dupla deixou de ser um pesadelo do cotidiano das grandes metrópoles. Essa infração considerada grave, com multa de R$ 127,69 mais cinco pontos na carteira, já se incorporou nos arredores de Torres. Especialmente nas escolas da cidade nos horários de entrada e saí­da dos alunos. Tanto nas particulares, como nas públicas, atualmente é quase impossí­vel para uma van escolar estacionar. Embarcar e desembarcar as crianças com segurança é uma tarefa difí­cil, pois os carros particulares já estão ali, encostados nas calçadas, exatamente  no lugar reservados í s vans. Na escola São Domingos, na praia da Cal, por exemplo, alguns pais chegam ao cúmulo de estacionar meia hora antes, inviabilizando qualquer tentativa de organização das vans. E embora a grande maioria das escolas estejam em ruas de pouco fluxo essas infraçíµes colaboram para a deseducação das crianças. Um jovem que vê o pai estacionando em local proibido, cresce fazendo o mesmo e quando sair de sua cidade vai fazer o mesmo em outro lugar, concorda Irmã Socorro diretora da escola.

 

 

   Escolas devem ser parceiras conforme gerencia

  de Trânsito do municí­pio

   

Apesar dos esforços da direção, pouco se pode fazer, porque os pais insistem. Eles ignoram os avisos, as sinalizaçíµes e os pedidos para não estacionarem nos lugares errados. Esses mesmos pais não se incomodam em ver que a segurança do coleguinha do filho dele pode estar sendo posta em risco por causa da sua atitude egoí­sta.    

 A responsabilidade de autuar os infratores é da Brigada Militar mas não se vê policial nesses locais. Para os motoristas das vans fica impossí­vel ver se o aluno entrou na escola, quando estão estacionados longe. A solução é parar em fila dupla. As escolas afirmam que os motoristas das vans deveriam se mobilizar para terem o lugar e a segurança garantidos nas vias.  

Para resolver esse impasse a Gerência Municipal de Trânsito de Torres sugere que as escolas sejam parceiras na promoção das açíµes educativas e que cedam espaços dentro de seus pátios para o acesso do desembarque seguro evitando as filas duplas. ˜Seria especialmente indicado que a segurança do trânsito começasse dentro das escolas, afirma o gerente municipal™, Ivo Munari. Ele afirma que anualmente são feitas campanhas educativas no sentido de alertar a população e os motoristas para a observância das normas e condutas de trânsito, mas que apenas açíµes isoladas não garantem uma melhora efetiva.

       


Publicado em:






Veja Também





Links Patrocinados