Projeto de casa auto sustentável , utilizando painéis fotovoltáicos:
meio de geração de energia através da luz solar – Por Carolina Cereser e Jaqueline Santos
Por Carolina Cereser
meioarquiteturaedesign@gmail.com
Arquitetura de interiores e soluçíµes sustentáveis
___________________________________________________
O sol é uma fonte inesgotável de energia e, quando falamos em sustentabilidade, em economia de recursos e de água, em economia de energia e redução da emissão de gás carbí´nico na atmosfera, nada mais natural do que pensarmos numa maneira mais eficiente de utilização da energia solar. Esta energia é totalmente limpa e tem grande potencial no Brasil, onde temos uma enorme incidência solar. As maneiras práticas de transformar a energia solar são através de painéis fotovoltaicos e aquecedores solares.
Os painéis fotovoltaicos são responsáveis pela transformação da energia solar em energia elétrica. Eles são formados por células que têm a propriedade de absorver energia solar e permitir que a energia elétrica circule entre duas camadas com cargas opostas. Em geral, estes sistemas são complexos e ainda custosos, apesar de haver estudos que já comprovam a sua viabilidade econí´mica a longo prazo.
No Brasil, já se pode notar a sua utilização em alguns locais, como os pátios de descanso de algumas estradas, que têm toda a sua iluminação artificial realizada através de energia proveniente de painéis fotovoltaicos.
Sistemas de aquecimento solar de água ganham espaço
De simples montagem e, em geral, já contemplado no projeto civil e hidráulico, o sistema de aquecimento solar está cada vez mais sendo implementado pelas construtoras.
O sistema é dotado basicamente de um coletor – responsável por absorver a radiação solar e aquecer a água que circula em seu interior – e de um reservatório que armazena e mantém a água aquecida. Sua principal aplicação dos coletores solares é o aquecimento de água para banheiro e cozinha. A grande vantagem é a economia na conta, que varia entre 60% e 70% ao ano.
Pelo lado sustentável, esse sistema é muito bem aceito por todos “ construtoras, arquitetos e clientes, porém, em nome da estética alguns arquitetos ainda têm algum preconceito. Há algum tempo atrás, os próprios clientes descartavam a utilização dos painéis por acharem as placas feias. Hoje elas são um quesito de status e estão sendo mais aceitas no mercado de residências unifamiliares.
A melhor solução é prever no projeto de arquitetura a utilização do sistema, aproveitando o caimento do telhado e, no caso de desenhos mais planos, recorrendo, ou não, í s platibandas para esconder as placas e o reservatório.
Rodovia fotovoltaica
O casal Julie e Scott Brusaw (dos Estados Unidos) criaram o conceito de estradas solares A uma primeira vista a ideia poderá parecer loucura, mas olhando com atenção percebemos detalhes que poderão fazer toda a diferença. Não só estas estradas pretendem gerar energia mas pretendem ainda ser uma nova geração de superfícies inteligentes e dinâmicas.
|