Estudantes gaúchos apresentam melhora na aprendizagem
Região do Litoral ficou em 17 º entre 29 coordenadorias do RS
Nos últimos três anos, os estudantes gaúchos apresentaram melhora na aprendizagem, segundo dados do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul (SAERS). Dos 321,5 mil alunos da rede estadual avaliados em 2009, 80% ficaram entre os níveis Básico e Avançado de aprendizagem. As médias do SAERS foram divulgadas pelo Governo do Estado durante seminário promovido na última segunda-feira, 26, no Centro de Convençíµes da FIERGS, em Porto Alegre. A divulgação dos resultados do SAERS faz parte da programação da Semana da Educação 2010, que tem como tema o Compromisso com a Aprendizagem.
Comparado com os resultados obtidos em 2007 e 2008, o crescimento no desempenho dos alunos variou entre três e nove pontos na escala de avaliação. Os estudantes da 2 ª série do Ensino Fundamental atingiram 161,1 em Língua Portuguesa e 768,5 em Matemática. Na 5 ª série do Fundamental, as médias ficaram em 218,7 e 207,5 pontos em Português e Matemática, respectivamente. No 1 º ano do Ensino Médio, foram registrados 263,1 em Português e 252,7 em Matemática.
Análise de Desempenho
A avaliação está dividida em níveis que classificam a aprendizagem como Abaixo do Básico, Básico, Adequado e Avançado. A formatação dos dados possibilita o acompanhamento da evolução do desempenho dentro das metas do Compromisso Todos pela Educação, que estabelece melhoria gradual na aprendizagem, em todo o país, até 2022. O SAERS utilizou escalas de análise calculada de zero a 500 pontos. No caso da 2 ª série do Fundamental, foi concebida uma escala pontuada até 1.000 pontos.
Utilização dos resultados
De acordo com o secretário da Educação, Ervino Deon, o Governo do Estado está buscando estabelecer uma avaliação que sirva para nortear políticas públicas e, ao mesmo tempo, seja compreendida pela sociedade. Deon defendeu que a melhoria da aprendizagem não depende apenas do poder público, mas de todos os cidadãos.
Na edição 2009, a participação de redes municipais e particulares também foi maior do que em anos anteriores. Além das 2,6 mil escolas estaduais, o SAERS reuniu instituiçíµes ligadas a 82 prefeituras e 18 estabelecimentos de ensino privado. Em 2007 e 2008, somando os dois anos, participaram 63 redes municipais e 33 escolas particulares.
Região de Osório fica no meio do ranking
A 11 ª_ Coordenadoria, centralizada em Osório e que cuida do Litoral Norte ficou na 17 ª posição entre as 29 coordenadorias do Estado do RS. A coordenadoria que ficou em primeiro lugar no ranking foi a de Erechim e a última a coordenadoria de Porto Alegre