Idosos de Rio Grande emocionam público de festival cultural em Torres

10 de dezembro de 2009

 

A arte pode ser um verdadeiro combustí­vel para uma vida mais feliz. Esta é a constatação de muitos idosos que subiram ao palco do 2 º Festival Cultural da Maturidade Ativa, realizado nesta semana em Torres durante a VI Convenção dos Clubes Sesc. Nas apresentaçíµes de teatro, canto e dança, o destaque foi a alegria, a emoção e a superação de limites pessoais. Para quem esteve na plateia, cada espetáculo foi um convite a também se desafiar, utilizando a arte como ferramenta.

 

Isto aqui í´, í´, é um pouquinho de Brasil iá, iá, deste Brasil que canta e é feliz, feliz…. Com a música Isto aqui, o que é? de Ary Barroso, idosos do Maturidade Ativa Rio Grande abriram sua apresentação e fizeram o público cantar e se emocionar. O espetáculo de dança Canta Brasil animou a plateia e deixou orgulhosos os integrantes do grupo: Isso aqui é uma beleza, dançar é a minha paixão, confessa Erecy Silva Nunes. Aos 79 anos, Edie Tosze não pretende parar tão cedo. Ela faz parte de dois grupos de dança na cidade, pratica ginástica e participa de um coral. Tenho muitas atividades e preencher meu tempo me traz amizades e também saúde. Em dois dias de apresentaçíµes artí­sticas subiram ao palco grupos de Ijuí­, Caxias do Sul, Santa Maria, Gramado, Uruguaiana, Rio Grande, Porto Alegre, Santa Rosa, Santo í‚ngelo, Carazinho e Santa Cruz do Sul.

   

Envelhecimento mais saudável

   

Além da cultura, o evento que reuniu mais de 1,5 mil idosos, teve dezenas de atividades voltadas í  promoção de um envelhecimento mais saudável. Representantes de 38 cidades gaúchas estiveram em Torres, entre os dias 24 e 27 de novembro, e mais do que se divertir, praticaram qualidade de vida através de oficinas de dança, câmbio, surf, fotografia, cidadania e liderança, além de açíµes sociais. Foram quatro dias de muito envolvimento e solidariedade e durante as oficinas de cidadania é que aconteceram os preparativos para as duas açíµes sociais realizadas durante o evento. Quase duas toneladas de alimentos e 4,8 mil fraldas geriátricas, doados e angariados pelos idosos em suas cidades, foram repassadas í s famí­lias atendidas pela Casa do Pão e pela Slave, ambas instituiçíµes sociais localizadas em Torres. í‰ uma alegria ver que os idosos que estiveram no evento realmente estão engajados nas açíµes sociais sugeridas. Seguiremos propondo e incentivando atitudes desta grandeza, informa a coordenadora dos Clubes Sesc Maturidade no RS, Andrea Castiglia.

     

Sobre os Clubes Maturidade Ativa

   

– Todos os anos, mais de 3,4 mil idosos participam das açíµes desenvolvidas pelos 41 Clubes Sesc Maturidade Ativa localizados em 38 cidades gaúchas. Com o objetivo de valorizar as pessoas com mais de 50 anos, os Clubes promovem açíµes de saúde fí­sica e mental, de intercâmbio cultural, estí­mulo ao envolvimento social, ao desenvolvimento do trabalho comunitário e solidário. Os grupos constituem um movimento social organizado que tem por missão construir um novo significado social para o envelhecimento, valorizando o papel do idoso na sociedade contemporânea e estimulando a realização de trabalhos comunitários e a prática da responsabilidade social individual. Outras informaçíµes podem ser obtidas pelo site www.sesc-rs.com.br.

 


Publicado em:







Veja Também





Links Patrocinados