O Laboratório Farmacêutico do Rio Grande do Sul (LAFERGS) em Porto Alegre estará apto para produzir medicamentos em pouco mais de 120 dias. Isso porque será instalada uma Central de ígua Purificada, um equipamento de alta tecnologia exigido pela Agencia Nacional de Vigilância Sanitária( ANVISA). O Secretário de Estado das Obras Públicas, José Carlos Breda, assina na próxima quarta-feira (31), durante as comemoraçíµes dos 120 Anos da Secretaria de Estado das Obras Públicas (SOP), a ordem de serviço para o início das obras de adaptação do prédio e instalação da central. O valor total do investimento é de R$ 849 mil. A assinatura será feita de forma conjunta com pelo menos outras 20 autorizaçíµes de início de obras importantes para diversas regiíµes do Estado.
O LAFERGS iniciou a produção de medicamentos em 1974 para atender a programas coletivos de saúde e í Política Estadual de Assistência Farmacêutica, sendo distribuídos e comercializados na rede pública. No momento o laboratório está em reforma para se adequar as novas tecnologias e as normas técnicas exigidas pela ANVISA para a obtenção do Certificado das Boas Práticas de Fabricação e Controle (BPFC). O Governo do Estado já investiu R$ 4 milhíµes em obras de reforma e ampliação no prédio, que garantiram a estrutura adequada de canalização especial para a distribuição dos 28 pontos de água purificada.
A previsão inicial para a fabricação é entre julho e agosto deste ano de medicamentos que atendam a saúde mental. Conforme o diretor o laboratório passará a ser um concorrente dos laboratórios privados e vai atender todo o Estado, através da Secretaria da Saúde, e o país através do Ministério da Saúde.