Lara Lutzenberger (foto), filha de José Lutzemberger, é uma das palestrantes do dia mundial de limpeza de rios e praias que será realizado em Torres neste domingo (18)
Por Maiara Raupp
_______________
A bióloga Lara Lutzenberger, presidente da Fundação Gaia e filha do pioneiro do movimento ambientalista e um dos idealizadores do Parque da Guarita, José Lutzenberger, está entre as palestrantes do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias que será realizado neste domingo (18), das 9h í s 16h, no Parque Estadual José Lutzenberger, mais conhecido como Parque da Guarita.
Lara, que se dedica í s causas ambientais desde pequena, contou que repetia de forma espontânea falas do pai para seus amiguinhos infantis. A partir dos 17 anos passou a acompanhá-lo profissionalmente até assumir a condução da Fundação Gaia em 2002 “ quando José Lutzenberger faleceu. Minha ligação com a natureza é umbilical. Percebo-me própria natureza e minhas açíµes são cotidianamente orientadas por isso, completou ela.
Confira abaixo a entrevista completa com Lara, que apresentará no domingo o painel Parque da Guarita: Jóia Cênica & Ambiental.
Jornal A Folha – Qual a importância de um evento como esse (Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias) para a conscientização ambiental?
Lara – í‰ sempre uma oportunidade de reforço na mobilização por um mundo melhor, alertando e estimulando um número sempre maior de pessoas para a compreensão de que o planeta não é apenas redondo; ele é uma unidade integrada e de recursos finitos. O desperdício e descarte irresponsável de materiais significa perda de recursos, degradação e poluição, que ao final se traduzem em baixa qualidade de vida ou, na pior das hipóteses, colapso planetário e ausência de condiçíµes de vida para as demais espécies e para a nossa!
Jornal A Folha – Você, que percorre vários lugares promovendo a educação ambiental, como avalia o cuidado com o meio ambiente nos dias de hoje?
Lara – Há uma percepção crescente na sociedade sobre a degradação ambiental, especialmente sobre a poluição que se amplia na forma de lixo e contaminantes diversos. Há também um número crescente de iniciativas que buscam contribuir para a reversão dos problemas que temos, para a educação das pessoas e para a criação de negócios de menor impacto ambiental e com ganhos sociais. Mas, em paralelo, cresce também vertiginosamente o impacto que exercemos sobre o planeta e a necessidade de mudanças mais radicais. Em síntese, cresce a percepção da necessidade do cuidado com o ambiente, mas é preciso acelerar um tanto mais a tradução disso em atitude e ação eficaz.
Jornal A Folha – Seu pai deixou em muitos lugares um legado positivo de cuidado com o meio ambiente. Na sua avaliação como que as pessoas de hoje valorizam isso e continuam a zelar por esse patrimí´nio?
Lara – Através da Fundação Gaia “ Legado Lutzenberger temos contribuído para que seu pensamento e açíµes sigam servindo de inspiração e exemplo para a sociedade. Geraçíµes mais jovens, que não o conheceram em vida, têm tido a oportunidade de aprender sobre ele, especialmente através do trabalho que desenvolvemos no Rincão Gaia, em Rio Pardo/RS e no Gaia Village em Garopaba/SC. Na empresa Vida Produtos e Serviços em Desenvolvimento Ecológico, criada por ele, seguimos trazendo soluçíµes para resíduos industriais, especialmente no âmbito das indústrias de papel e celulose. Também há inúmeras iniciativas paralelas, conduzidas por pessoas que o conhecerem e se sentiram influenciadas por ele, inclusive em outros países, como Alemanha, íustria, Estados Unidos, Inglaterra, onde ele teve ampla atuação. Percebo que a medida em que se confirmam muitas das bandeiras que ele levantou, mais ele é reconhecido como um visionário e exemplo para a sociedade.
Jornal A Folha – Quais os desafios ainda enfrentados para uma maior conscientização ambiental?
Lara – O problema maior hoje já não é mais a conscientização ambiental, mas sim a reorientação cultural, econí´mica e política que nos permita agir de forma mais coerente com a preservação ambiental.
Jornal A Folha – Como é possível viver em harmonia com o meio ambiente? Quais alternativas para se levar uma vida mais sustentável?
Lara – Para isso é preciso primeiramente ecoalfabetizar-se: compreender a dinâmica natural que permite o desdobramento da vida em suas múltiplas formas e manifestaçíµes. Isso se consegue melhor através do estudo da ecologia, mas também já ajuda refletir sobre a poluição que se dá pelo descarte exagerado e irresponsável de materiais e pelo uso de substâncias tóxicas na agricultura, na indústria e no âmbito doméstico; pela descaracterização e empobrecimento das paisagens através do avanço caótico da urbanização, pela ampliação de indústrias e pela demanda crescente de energia gerada com alto impacto ambiental… Uma vez que se tenha consciência dessas questíµes, cada um deve começar a pensar sobre atitudes a tomar para minimizar o seu impacto e influenciar os demais da sua rede de relaçíµes.
Jornal A Folha – Quais as atividades desenvolvidas pela Fundação Gaia?
Lara – A Fundação Gaia desenvolve um projeto social, com jovens de Encruzilhada do Sul e Pantano Grande de educação para vida sustentável; oferece visitas guiadas, cursos, oficinas e hospedagens de eco-lazer educativo no Rincão Gaia, situado no município de Rio Pardo/RS. Também tem um braço em Garopaba/SC, em parceria com o Gaia Village, desenvolvendo múltiplas açíµes educativas e ativas nos municípios daquela região. Em Porto Alegre mantém o espaço Jardim Lutzenberger no terraço da Casa de Cultura Mário Quintana, oferece palestras mensais no auditório da FNAC junto ao Barra Shopping e desenvolve um projeto educativo com crianças de 4 “ 6 anos junto í Escola de Educação Infantil Pato. Nesse ano integrou o movimento Virada Sustentável e lançou o Prêmio Boas Ideias de Sustentabilidade. Pontualmente presta consultorias na área de educação ambiental e paisagismo.
______________________________________
18 DE SETEMBRO: Participe do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias
O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias será realizado pela segunda vez em Torres. O evento, que é um grande mutirão para despoluir rios, lagoas, praias e oceanos, é promovido simultaneamente por diversas organizaçíµes internacionais em todo o mundo. Cerca de 40 milhíµes de pessoas, em 125 países, participam da ação.
Em Torres a mobilização está sendo realizada pelo projeto Praia Limpa (AST) em parceria com o GEMARS e a UERGS. A programação, que inicia í s 9h e se encerra í s 16h, contará várias atraçíµes:
PATROCíNIOS: Vonpar, Pinho Incorporadora, Restaurante Cantinho do Pescador, Sorvetes Milão e Licenciar Consulturia Ambiental